Jornalista e professor da PUC-Campinas, Luiz Roberto Saviani Rey assume vaga no IHGGC

Saviani, novo membro do instituto fundado em 2006
Saviani, novo membro do instituto fundado em 2006

Por Victor Donato

Nomeado membro do IHGGC, instituto que tem como objetivo explorar e preservar os registros históricos de Campinas, Luiz Roberto Saviani Rey ocupará a 14ª cadeira, que pertencia a também jornalista Maria Conceição de Arruda Toledo, morta em 2013.

Saviani possui duas obras dedicadas a Campinas no currículo, “A maldição dos eternos domingos sem derby”, de 2010, em que retrata a rivalidade crescente entre os dois times locais na década de 60, e a mais recente, “Retiro Antes da Laguna – Taunay em Campinas”, que o fez membro do instituto. ” O fato de eu ter trazido um fato novo à história de Campinas nesse último livro, me credenciou a participar do IHGGC”, explicou Saviani.

A inspiração para a obra surgiu por acaso em 2006, quando ao ler um livro sobre a guerra do Paraguai, o jornalista descobriu uma referência feita pelo Visconde de Taunay, à Campinas. A partir daí foram 6 meses de pesquisas até a constatação de que Campinas servira não só como ponto de parada para as tropas de Taunay, mas que celebrava a presença dos importantes oficiais graduados ligados a Dom Pedro. Segundo Saviani, ” foram 66 dias de grandes festas e regalias para as tropas”, daí o nome do livro.

O jornalista e mais novo membro do IHGGC já planeja mais uma obra sobre o passado Campineiro, dessa vez, retratando os efeitos da revolução Constitucionalista de 1932 em Campinas.

Editado por Thiago Marquezin

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s