Remédios de alto custo podem ser obtidos com o governo

Por Carol Estevam

É direito de todo cidadão obter alguns remédios através das farmácias de alto custo. Para conseguir ser contemplado É um procedimento simples, porém burocrático e que pode demorar algum tempo. Alguns medicamentos chegam a custar mais de R$15 mil e para conseguir o beneficio os pacientes podem recorrer ao Sistema Único de Saúde (SUS) e por serviços particulares através de convênios.

Após as consultas, exames e comprovação da doença, devem ser preenchidos alguns formulários médicos para o paciente ser cadastrado e obter os medicamentos. Os exames que são levados tem validade de três meses e devem ser renovados por um novo laudo médico para continuação do tratamento.

Segundo funcionários da farmácia de alto custo de Itu, muitos munícipes não vêm até a farmácia por vergonha de pegar remédios na prefeitura, ou até mesmo por achar que não é seu direito. Eles destacam que essa é uma grande economia no orçamento e até a única saída para quem passa por dificuldades financeiras e precisa de medicamentos, afirmam os funcionários da farmácia de alto custo.

Existem alguns remédios que não constam nesta lista do SUS e requerem um processo judicial para serem obtidos junto ao governo. Os advogados normalmente se baseiam na constituição federal, que prevê que todo atendimento de saúde e acesso a medicamentos são direitos fundamentais.O passo a passo para se conseguir o benefício é encontrado no site da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.

Editado por Thiago Marquezin

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s