Por Carol Estevam
É direito de todo cidadão obter alguns remédios através das farmácias de alto custo. Para conseguir ser contemplado É um procedimento simples, porém burocrático e que pode demorar algum tempo. Alguns medicamentos chegam a custar mais de R$15 mil e para conseguir o beneficio os pacientes podem recorrer ao Sistema Único de Saúde (SUS) e por serviços particulares através de convênios.
Após as consultas, exames e comprovação da doença, devem ser preenchidos alguns formulários médicos para o paciente ser cadastrado e obter os medicamentos. Os exames que são levados tem validade de três meses e devem ser renovados por um novo laudo médico para continuação do tratamento.
Segundo funcionários da farmácia de alto custo de Itu, muitos munícipes não vêm até a farmácia por vergonha de pegar remédios na prefeitura, ou até mesmo por achar que não é seu direito. Eles destacam que essa é uma grande economia no orçamento e até a única saída para quem passa por dificuldades financeiras e precisa de medicamentos, afirmam os funcionários da farmácia de alto custo.
Existem alguns remédios que não constam nesta lista do SUS e requerem um processo judicial para serem obtidos junto ao governo. Os advogados normalmente se baseiam na constituição federal, que prevê que todo atendimento de saúde e acesso a medicamentos são direitos fundamentais.O passo a passo para se conseguir o benefício é encontrado no site da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.
Editado por Thiago Marquezin