
Por Victor Donato
O MIS, Museu da imagem e do som de Campinas, a partir desse mês de março, destaca em uma de suas mostras de cinema, os filmes dirigidos por mulheres produzidos ao redor do mundo.
A mostra “O olhar feminino no cinema” reúne filmes das mais variadas épocas e nacionalidades, feitos a partir da ótica feminina. Para o historiador do MIS, Orestes Toledo, o predomínio masculino na direção dos filmes, foi o principal pretexto para a realização da mostra. ” Os frequentadores nos propõem filmes, e a partir disso montamos a programação, e essa mostra é muito interessante por mostrar a ótica e a estética feminina na direção de filmes que não são feministas”.
A mostra, por hora, tem três filmes programados, sendo um já exibido. Amanhã, 15 de março às 16 horas, o filme da vez é “As duas faces da felicidade” da belga Agnes Varda. No dia 29 o MIS exibirá “Eu, Tu, Ele, Ela”, da diretora Chantal Akerman.
Entre os filmes selecionados para a mostra, estão “O Pântano”, da argentina Lucrécia Martel; “Amélia”, da brasileira Ana Carolina; “Suzaku”, da japonesa Naomi Kawase e “Adoção, da húngara Marta Mezzaros. Segundo Orestes Toledo, a mostra irá até o mês de junho, e em breve o museu divulgará as datas de exibição desses filmes.
O MIS Campinas está localizado na rua Regente Feijó, atrás do Poupa Tempo, e a entrada é gratuita.
Editado por: Ana Paula Menezes