Brasil é líder mundial em reciclagem de alumínio

Por Beatriz Assaf

De acordo com a Associação Brasileira do Alumínio (Abal), o Brasil foi considerado em 2012, pela décima vez, líder mundial em reciclagem de alumínio. O principal produto reciclado são as latas de refrigerante, sucos e outras bebidas que, neste mesmo ano, apareceram com um percentual de reciclagem de 97,9%, o equivalente a 267,1 mil toneladas de embalagens.

Segundo a bióloga Débora Scarpinelli, a reciclagem deste material se dá em larga escala porque a composição das latas de alumínio permite que o material seja totalmente reaproveitado. A bióloga explica que, “no caso do plástico, por exemplo, não é dessa forma que acontece.Uma embalagem de produto orgânico feita com plástico não voltará a ter a mesma função depois de reciclada; já uma lata de alumínio pode voltar a ser uma lata depois que passar pelo processo de reciclagem”.

Outro fator que ainda contribui para o elevado índice de reciclagem deste material é o valor da sucata de alumínio pago pela indústria. Em média, um quilo de latas soltas ou enfardadas é vendido por R$3,16, enquanto um quilo de latas prensadas vale R$3,37.

Scarpinelli alerta que o alumínio, por ser extraído da bauxita (fonte natural não renovável), precisa manter o padrão elevado de reciclagem para que o ambiente não seja degradado e este material não se esgote. Além disso, essa preocupação deve se estender para outros materiais que precisam alcançar os mesmos índices de reciclagem do alumínio.

A bióloga conclui que o próprio sistema de coleta de materiais recicláveis precisa ser melhorado. Para ela, o ideal seria que a coleta fosse feita diretamente nos bairros. “Alguns municípios já adotam esse sistema, mas muitos outros ainda precisam ter mais consciência da importância da reciclagem”, finaliza.

 

Editado por Thiago Marquezin

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s