Meta é que 80% das meninas sejam vacinadas contra HPV até 2016

Por Carol Estevam

O Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, deu inicio ontem, dia 10, e segue até 10 de abril, a campanha de vacinação contra o Papilomavírus Humano, o HPV. A meta do governo é de que, até 2016, tenham sido imunizadas 80% das meninas entre 9 e 13 anos de todo o país. Em 2014, devem ser imunizadas meninas entre 11 e 13 anos.

A vacina previne que mulheres desenvolvam o câncer de colo de útero e a partir do próximo ano, devem-se vacinar jovens entre 9 e 11 anos, e, em 2016, apenas as de 9 anos de idade. Em Campinas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 63 centros de saúde de sua rede oferecem a vacina e têm a meta de imunizar 25 mil jovens.

O HPV é um vírus que se apresenta de mais de 100 maneiras diferentes, desde verrugas até tumores, podendo ser transmitido em relações sexuais ou de mãe para filho no momento do parto. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras do vírus. Para mulheres mais velhas, a orientação é fazer exames preventivos regularmente, além do uso de preservativos, mesmo sendo vacinadas.

Em algumas cidades a vacinação será feita dentro das escolas mediante autorização dos pais. O processo todo é feito em três etapas, uma agora, outra seis meses após a primeira e a última cinco anos depois.

Para serem vacinadas as meninas devem procurar os centros de saúde munidas com a carteira de vacinação e documento de identidade. Se você estiver fora da faixa de vacinação, clínicas particulares oferecem as três doses por em média de 500 reais cada.

Editado por Thiago Marquezin

Carol Estevam

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s