Por Carol Estevam
O Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, deu inicio ontem, dia 10, e segue até 10 de abril, a campanha de vacinação contra o Papilomavírus Humano, o HPV. A meta do governo é de que, até 2016, tenham sido imunizadas 80% das meninas entre 9 e 13 anos de todo o país. Em 2014, devem ser imunizadas meninas entre 11 e 13 anos.
A vacina previne que mulheres desenvolvam o câncer de colo de útero e a partir do próximo ano, devem-se vacinar jovens entre 9 e 11 anos, e, em 2016, apenas as de 9 anos de idade. Em Campinas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 63 centros de saúde de sua rede oferecem a vacina e têm a meta de imunizar 25 mil jovens.
O HPV é um vírus que se apresenta de mais de 100 maneiras diferentes, desde verrugas até tumores, podendo ser transmitido em relações sexuais ou de mãe para filho no momento do parto. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras do vírus. Para mulheres mais velhas, a orientação é fazer exames preventivos regularmente, além do uso de preservativos, mesmo sendo vacinadas.
Em algumas cidades a vacinação será feita dentro das escolas mediante autorização dos pais. O processo todo é feito em três etapas, uma agora, outra seis meses após a primeira e a última cinco anos depois.
Para serem vacinadas as meninas devem procurar os centros de saúde munidas com a carteira de vacinação e documento de identidade. Se você estiver fora da faixa de vacinação, clínicas particulares oferecem as três doses por em média de 500 reais cada.
Editado por Thiago Marquezin