Nigéria e Portugal irão ficar concentradas em Campinas. Previsão de chegada das duas seleções está marcada para o dia 11 de junho

Por Lucas Bachião
Com o início para a bola rolar, o maior evento esportivo do planeta, já tem data definida: inicia no dia 12 de junho e encerra no dia 13 de julho. Com mais de 1,1 milhão de habitantes, a cidade de Campinas não vai sediar nenhum jogo durante o Mundial, no entanto, irá receber duas seleções entre as 32 classificadas: Nigéria e Portugal. A previsão da chegada de ambas seleções está agendada para o dia 11 de junho, ás vésperas da abertura do torneio.
A seleção de Portugal, do craque Cristiano Ronaldo, ficará hospedada no The Royal Palm Plaza e realizará o treinamento no estádio Moisés Lucarelli (casa da Ponte Preta). Já os nigerianos, ficarão no hotel Vitória Concept Campinas e irão se preparar no estádio Brinco de Ouro da Princesa (casa do Guarani). De acordo com a Secretaria de Turismo, a estimativa é que durante o evento esportivo aproximadamente 100 mil turistas estarão visitando a cidade. Com mais de 4 mil apartamentos disponíveis na rede hotelaria espalhados pela cidade, a expectativa é que a capacidade esteja esgotada até a Copa.
Para a gerente do hotel Vitória, Barbara Porto, a vinda dos turistas vai impulsionar a economia local, o que deve gerar mais empregos e investimentos. A gerente declarou que não vai contratar nenhum funcionário a mais para a Copa, já que os números de empregados é suficiente para atender toda a demanda. “A nossa expectativa é grande. Atualmente, nós temos 250 funcionários. Para a Copa, vai continuar a mesma coisa, porque nós trabalhamos com o número de funcionários para a capacidade máxima do hotel”.
A gerente afirmou que todos os funcionários do hotel, já estão estudando cursos de outras línguas para se comunicar com os hóspedes, inclusive com os próprios nigerianos. Segundo Porto, o aumento em relação a hospedagem deve crescer em torno de 20%, se comparado com o mesmo período de junho e julho do ano passado. “A hospedagem será maior, porém a parte de eventos que recebemos de grandes empresas vai cair bastante”.
A comissão da Nigéria reservou 46 quartos no hotel, todavia esse acordo foi finalizado através da FIFA (Federação Internacional de Futebol Associação). O local tem 253 apartamentos, uma vez que a delegação nigeriana, não pretende ocupar todo o espaço. Portanto, ainda há disponibilidade do turista para se hospedar e ver de perto os jogadores africanos. O hotel preparou uma “força-tarefa” para evitar o contato entre jogadores, torcedores e imprensa. A delegação da Nigéria conta com cerca de 90 pessoas.