Banco de Leite tem déficit de doadoras

Por Claudia Müller

O Banco de Leite de Campinas forneceu, no mês de janeiro, uma quantidade maior de leite do que recebeu das voluntárias, de acordo com o Centro de Lactação. Foi registrada a entrada de 60,5 litros, por meio da doação de 71 mulheres, mas 65,6 litros foram retirados do estoque para o auxílio de 73 mães. No mesmo período do ano passado, o Banco arrecadou 95,9 litros.

Como a demanda está maior do que a oferta, o estoque de leite sofreu queda ao longo do ano. Em janeiro do ano passado, o Banco contava com 200 litros do alimento, já em dezembro, 167 litros e no primeiro mês deste ano, apenas 149 litros.

A dona de casa Maria Conceição Carloni doou leite durante o período de internamento de sua filha recém-nascida e considera essa atitude bastante relevante. “Foi uma das coisas mais importantes que já fiz, era como se eu estivesse doando um remédio. Recomendo essa ação a todas as mães que tenham a oportunidade de doar leite”, afirmou.

A coordenadora do Banco de Leite, Cláudia Sampaio, acredita que o calor intenso que atingiu a cidade e a falta de conhecimento das mães sobre o processo de doação sejam os responsáveis pela queda do estoque. “Muitas não sabem que doar, além de ser um ato de caridade, é muito fácil. Fornecemos todo o material e retiramos o leite na casa da doadora”, explicou a coordenadora.

Para doar, é preciso que a lactante seja saudável, amamente o próprio filho e produza uma quantidade de leite maior do que o necessário. A doadora receberá orientações sobre a coleta e estocagem do leite, procedimento realizado na própria casa da voluntária.

Arte: Claudia Müller
Estoque está mais baixo do que o esperado

 

 

 

 

 

 

 

 

Editado por Fernanda Farrenkopf

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s