Globo muda regra do visual de jornalistas

crédito: Thiago Marquezin

Por Thiago Marquezin

O visual e a imagem são as essências da TV. Assim como as imagens que compõem a matéria geram credibilidade, o visual do repórter ou apresentador também. A TV é composta pelos fatores: imagético, sonoro e estético, além de, é claro, do jornalismo.

Rede Globo de Televisão alterou e colocou limites  no visual de seus profissionais através de uma nova norma em seu manual, após a ocorrência de exageros. A nova norma tenta disciplinar o que pode e o que não pode no novo padrão Globo de estética.

Os jornalistas da Globo mantiveram-se “formais” até final dos anos 2000, época em que era exigido o uso de blazers para as mulheres e ternos para os homens. Procurando deixar os profissionais com o visual mais próximo dos telespectadores, os apresentadores e repórteres da emissora passaram a vestir trajes menos formais, criando uma certa “identidade” com o público.

crédito: Thiago Marquezin
Gabriela decidiu diminuir o comprimento de seu cabelo

“O repórter e o apresentador que aparecem no vídeo não deveriam aparecer mais do que a notícia. O cuidado com as roupas é de extrema importância, além de estar bem vestida, de modo social, é fundamental tomar cuidado com decotes e transparência”, destaca a repórter da Rede Opinião de TV, Gabriela Grigoletto.

A estudante de jornalismo da PUC-Campinas Gabrielle Albiero foi estagiária em uma emissora de TV e mudou seu visual para que ficasse melhor na tela: “No começo achava estranho me ver na TV com o cabelo longo, dava a minha imagem um tom “pesado”. Juntei isso à vontade de querer inovar e cortei. Confesso que me causa um estranhamento ver a Ilze Scamparini de cabelo comprido, mas isso não altera o modo como a vejo profissionalmente ou como recebo as notícias”, destaca.

Confira as principais mudanças na nova regra estética da Globo:

Arte

Editado por Fernanda Farrenkopf

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s