Cachaça não é água não!

Por Marcela Casagrande

Há uma expressão popular que diz, “O ano só começa depois do carnaval “, mas não é bem assim. Nessa época, após o feriado, muitos estudantes e trabalhadores voltam doentes para suas cidades e acabam prejudicando o retorno à rotina.

Como se manter saudável durante os dias de folia? De acordo com a médica Ana Gabriela Caldas, devido aos excessos há uma “baixa” no nosso Sistema Imunológico, responsável pela defesa do organismo. “Saímos às ruas e nos esquecemos de cuidar do principal: a saúde. Dessa forma, medidas que garantem o funcionamento adequado deste sistema são essenciais, como: uma boa noite de sono entre as folias, ingestão de líquidos e de alimentos com proteínas, vitaminas e sais minerais”, diz. Para evitar a transmissão de doenças, já que os ambientes aglomerados são comuns no carnaval, precisamos lembrar de  alguns cuidados básicos, por exemplo, lavar bem as mãos (os lenços descartáveis e umedecidos são uma boa dica para quem ficará o dia todo fora de casa e longe de sanitários).

Independente do destino escolhido, se você quer descansar no feriado prolongado ou se pretende se esbaldar atrás dos blocos, a hidratação é fundamental. Quanto maior o esforço físico e a temperatura do local, as perdas de água são maiores e, por isso, a reposição deve ser na mesma proporção.

É importante não esquecer de ingerir uma boa quantidade de líquidos antes, durante e após as festas, lembrando que a preferência é sempre por água mineral (indispensável!), sucos naturais, água de coco e bebidas isotônicas.  “Refrigerantes, bebidas alcoólicas e energéticas não hidratam, portanto, ao consumir é preciso intercalar com os outros líquidos. Tenha sempre uma garrafinha de água em mãos”, alerta a médica.

Por fim, lembre-se de que sua saúde e bem-estar devem vir em primeiro lugar e que você é responsável por tudo aquilo que faz. Ainda que sejam dias de alegria, de relaxar e aliviar as tensões, há ainda um ano inteiro pela frente. Por isso, divirta-se ao máximo sem esquecer das consequências! Evite aceitar bebidas ou substâncias de estranhos, beba com moderação e jamais dirija se tiver feito uso de qualquer quantidade de álcool. Respeite as normas e as regras de cada local para não deixar que nada estrague o seu lazer nem o dos outros. Então se você ensaiou o seu samba o ano inteiro, comprou surdo e tamborim, gastou tudo em fantasia, aproveite seu carnaval com essas dicas e se divirta.

Foto: Marcela Casagrande

Editado por Natália Mitie

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s