Substância de combate à acne causa efeitos colaterais graves

Por Stéphanie Segal

Roacutan digitais
Dermatologista Maura Bressan explica os efeitos e riscos do uso da isotretinoína

O nome é complicado, mas o resultado é eficaz. A isotretinoína, uma substância derivada da vitamina A, princípio ativo do Roacutan, promete curar até os casos mais graves de acne.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o uso desse medicamento aumentou 16% nos últimos três anos, uma vez que a população tem se preocupado mais com a aparência. ”Nos últimos anos, aumentou a procura pelos tratamentos que envolvem a isotretinoína. Mais de 70% dos pacientes são adolescentes que querem se encaixar nos padrões estéticos”, comenta a dermatologista Maura Bressan.

O tratamento, entretanto, é cheio de efeitos colaterais, já que o remédio só é indicado para casos extremos, como inflamações graves e risco de cicatrizes permanentes. ”O Roacutan não deve ser receitado a menos que o paciente tenha acne severa”, avisa Bressan.

Entre os sintomas mais leves, estão olhos e mucosas ressecados, boca descamada e pele sensível quando exposta ao sol. Para suportar tudo isso, quem toma o medicamento precisa ter sempre um arsenal de produtos hidratantes e protetores. Com eles, fica mais fácil encarar os efeitos. Mas o ressecamento não é nada se comparado aos efeitos colaterais mais graves, como alterações no fígado, aumento do colesterol, má formação fetal e até depressão.

Para o estudante de administração Cláudio Vilarinho, o uso do medicamento não foi bem sucedido. ”Minha pele melhorou, mas nunca sarou completamente”. Cláudio não voltou a tomar o remédio porque os efeitos colaterais foram tão severos que prefere continuar com a pele do jeito que está. “Só de pensar nos olhos ressecados, na boca sangrando e na pele coçando de tão seca, desisto de voltar ao tratamento”.

Editado por Glaucia Sato e Pedro Lopes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s