Por Felipe Lange

Ritmos agitados como hip hop, rock e pop são ótimos aliados na hora de praticar atividade física. Segundo dados do Science Blog, a música funciona como um estimulante eficaz, já que ouvir uma boa canção durante os exercícios físicos pode melhorar o desempenho do cérebro em até 20%.
A fisiologista Luciana Mankel, da Curves Academia, explica que “ritmos acelerados são bons para atingir uma frequência cardíaca ideal e assim aumentar a queima de gordura, além de deixarem o ambiente estimulante”. Já as atividades de relaxamento e alongamento exigem músicas mais lentas para facilitar a recuperação da frequência cardíaca.
Para o neurocirurgião Dr. Fernando Gomes Pinto, a atividade com música é uma ótima maneira de extravasar a tensão e o estresse, já que o som pode induzir no cérebro. “Se a pessoa está muito desanimada, uma música em som moderado pode realmente ajudá-la a recuperar energia e assim melhorar o humor”, diz.
A música é grande aliada do corpo humano, já que ajuda a distrair a dor e a fadiga, além de elevar o humor, aumentar a resistência e reduzir o esforço percebido.
Editado por Glaucia Sato e Pedro Lopes