Estudante afirma ficar cerca de 10 horas por dia conectada na internet

Por Priscila Carvalho

A sigla IAD (Internet Addictional Disorder), que significa transtorno de vício de internet é o nome dado para um prolema que atinge cerca de 4,3 milhões de pessoas só no Brasil, segundo dados da Universidade La Salle, dos Estados Unidos. 

estudante Micaela Favarin
Micaela Favarin admite ser viciada em internet

De acordo com a psicóloga Márcia Gabiatti, a nossa sociedade está cada vez mais informatizada, mas é preciso manter o controle para não viver em função de estar sempre online. “Não é saudável quando a pessoa deixa relacionamentos, lazer e experiências reais para se manter conectado no mundo virtual”.

A estudante de engenharia civil, Micaela Favarin admite que fica conectada muito mais do que pretende durante o dia e que isso já atrapalhou inclusive nos estudos. “Em semana de provas tento não entrar no facebook, mas não consigo e isso me atrapalha estudar.” A estudante afirma que fica cerca de 10 horas por dia conectada. “Sempre fico conectada ou pelo computador, tablet ou então quando não estou em casa, uso a internet do celular.”

Essa dependência de sempre se manter conectado pode gerar muitos problemas, entre eles: isolamento social, sedentarismo, obesidade e até depressão. Se você deixa de sair com os amigos, os contatos virtuais são predominantes em relação aos contatos reais, tem dificuldades para se desconectar ou então não é feliz quando está offline, isso são indícios de que você possivelmente sofra do transtorno de vício de internet (IAD).

A psicóloga Márcia Galbiatti diz que é necessário a pessoa procurar a ajuda de um médico para poder se tratar. “Muitas pessoas não dão a devida importância achando ser algo corriqueiro e não um transtorno, mas quando isso começa a atrapalhar o cotidiano de alguém, o tratamento é necessário.”

Editado por Marina Benatti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s