Por Natasha Szejer
A porta dianteira quebrada em ônibus urbano, na manhã desta quinta-feira (30/05), obrigou os passageiros da linha 3.29 Barão Geraldo – Cidade Judiciária a entrarem pela porta do meio. Esse tipo de problema dificulta a cobrança da tarifa e o controle do cobrador. Durante a viagem sempre que o coletivo parava em algum ponto, o cobrador precisava avisar sobre o problema aos passageiros e solicitar o ingresso pela outra entrada.

A porta apresentava a seguinte frase no vidro: Obs. Porta c/ Defeito! O que chamou a atenção de muitos usuários. Segundo a EMDEC, o motorista optou por continuar a viagem para não causar transtornos maiores à população. A orientação dada aos motoristas e cobradores é, após a viagem, deixar o ônibus estacionado na garagem para manutenção e utilizar um carro reserva. Ainda segundo a empresa, só é aconselhado o cancelamento da viagem caso haja risco evidente aos passageiros, como a quebra do para-brisa, problemas com o freio, entre outros.
A EMDEC realiza manutenções periódicas, de seis em seis meses, em toda a frota que circula pela cidade de Campinas, mas, mesmo assim, é comum ver ônibus circulando com catracas quebradas.
Sobre problemas nos ônibus, o cidadão que quiser fazer uma denúncia pode entrar em contato com a EMDEC pelo (19) 3772-1517 e informar o número da linha, o prefixo do ônibus e o horário em que a irregularidade ocorreu.
Editado por Bianca Fernandes e Carolina Junqueira