Chef dá aula de gastronomia na cozinha da própria casa em Jundiaí

Por Audrey Feitosa

O mercado gastronômico está em crescimento e muitos cursos e escolas de gastronomia estão surgindo para suprir a demanda de interessados em aprender a arte de cozinhar. Segundo o professor de gastronomia da faculdade Anhembi Morumbi, Marcelo Neri, esse interesse pela gastronomia cresceu nos últimos tempos devido ao aquecimento da economia do país e pelo fato da população estar tendo mais acesso a restaurantes. “Por isso, houve a necessidade de novos profissionais da área”.

Marcelo Marques é empresário e cozinha desde pequeno. Após estudar na Escola de Culinária e Gastronomia, do chef italiano Nicolau Rosa, abriu um pequeno curso de gastronomia na própria cozinha (adaptada para aulas), em Jundiaí. “Por enquanto só ensino amigos e pessoas conhecidas, pelo fato do curso ser na minha casa, mas eu pretendo montar uma escola de culinária e abrir o leque de alunos”, diz Marques.

marcelo cozinhando
Marcelo Marques, chef de cozinha, demonstra suas habilidades com o fogão

Para ele, trabalhar na cozinha requer amor e paixão pela comida, já que é um trabalho exaustivo, que exige cuidado. Para a comida sair boa, saborosa e apresentável, é preciso ser feita com dedicação. “O chef deve ter carinho com os ingredientes, com o preparo do prato, se não o negócio não anda, para. Tem muita gente se dizendo chef, mas não há dedicação no preparo da comida”, afirma.

Escolas técnicas, como o SENAC, são as mais comuns e oferecem diversos cursos de gastronomia, tanto salgada como doce. Mas, com o crescente número de pessoas interessadas nessa área, algumas faculdades grandes estão agregando a Gastronomia nos currículos institucionais, como a Universidade Anhembi Morumbi, de São Paulo.

Editado por Larissa Pagliarini e Marina Di Nardo

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s