Azenha diz que importância do correspondente diminuiu muito

Por Juliana Diani

“Não tinha esse processo que vocês hoje vivem que é de saber imediatamente quando acontece um terremoto no Japão em cinco minutos, em dez vocês tem a imagem na internet, isso não existia naquele período. É por isso que o correspondente internacional tinha importância em uma dimensão que ele não tem mais hoje. Isso mudou bastante na profissão”, afirmou Luiz Carlos Azenha, durante conversa com alunos a respeito da tecnologia e suas facilidades no mundo atual, e como a tecnologia ajuda tanto leitores quanto jornalistas, para a publicação e divulgação de notícias.

A PUC-Campinas recebeu no dia 8 de maio, o jornalista Luiz Carlos Azenha, correspondente internacional há 28 anos,  conhecido por seu trabalho em emissoras como Globo, SBT, Manchete e na Record. Azenha passou 20 anos de sua carreira cobrindo eleições presidenciais em Nova Iorque.  O ápice da sua carreira foi a cobertura da queda do Muro de Berlim e a entrevista com o ex-líder soviético Mikhail Gorbachev. Além de ter presenciado a Copa do Mundo de 1990 na Itália, e ter feito reportagens em locais como Paquistão e países da África.

Luis Carlos Azenha na Jornada de Jornalismo dia 8/05
Luis Carlos Azenha se dedica hoje ao site ViOMundo

Durante a palestra, Azenha tocou em vários pontos importantes para o futuro correspondente. De acordo com ele, é necessário ter acima de tudo vontade, conhecimento básico das línguas  e uma prévia pesquisa sobre o lugar em que se hospedará.

Além de um olhar diferenciado e cuidadoso, livre de preconceitos, o principal para um correspondente é mostrar a notícia do local em que está redirecionando os efeitos que isso causaria no Brasil e também tendo o cuidado de não desprezar a cultura do lugar, declara Azenha.

Atualmente ele tem um blog, Vi o Mundo, onde escreve sobre política, faz denûncias e divulga suas reportagens pelo mundo.

Editado por Marina Benatti e Aline Saluotto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s