Correspondente do Estadão em NY foi vizinha de terrorista

Por Juliana Diani

Luciana Xavier durante a Jornada de Jornalismo 09/05
Luciana Xavier conta como é a vida de um correspondente estrangeiro

“Normalmente o correspondente vai cobrir um pouco de tudo, muitos deles vão cobrir um pouco de cada assunto, numa emergência todo mundo tem que cobrir, como no caso de Boston”, conclui Luciana Xavier na quarta-feira (09/05) durante  palestra realizada na Jornada de Jornalismo disponibilizada pela PUC-Campinas.

Luciana passou dois anos e meio em Nova Iorque cobrindo Economia e Política pelo Estadão. Dentre todas as suas matérias, as que ela destacou como mais importantes foram as reuniões do G20, a ida das candidatas Dilma e Marina Silva à Nova Iorque durante as eleições presidenciais no Brasil, e um caso inusitado de seu vizinho de prédio no Harlem que descobriu ser um terrorista americano convertido ao Islamismo, que foi preso com materiais bélicos em seu apartamento. “Ele era um desocupado que vivia na frente do prédio, mas uma vez até me ajudou nas compras. Só descobri o fato quando a polícia veio prendê-lo então fiz uma entrevista exclusiva com a mãe dele”.

Na palestra, Luciana reforçou os pontos necessários para se tornar um correspondente: o interesse, o conhecimento de uma ou mais línguas (o inglês é o básico), a visão diferenciada e livre de preconceitos. Nas palavras de Luciana “trazer essa realidade para o Brasil”, mas com o cuidado de não menosprezar a cultura local e impor o olhar comum de superioridade na matéria, respeitar acima de tudo a cultura alheia.

Luciana não mencionou na palestra, mas também é colunista do blog Portal do Cambuí.

Editado por Marina Benatti e Aline Saluotto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s