Hipertensão atinge 30% dos brasileiros

Por Audrey Feitosa

A hipertensão, conhecida como ‘pressão alta’, deixou de ser uma preocupação apenas dos adultos. Hoje em dia, é comum encontrar jovens e crianças com a doença.  Atualmente, ela atinge, em média, 30% da população brasileira, chegando a mais de 50% na terceira idade e presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil. Além disso, é responsável por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vasculares cerebrais (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal, segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão.

Por ser assintomática (não apresenta sintomas), o paciente só descobre que é hipertenso através de exames ou se a doença estiver avançada, quando há fortes dores de cabeça, sangramento no nariz, tontura, entre outros. “Uma das principais causas da hipertensão em jovens é o estilo de vida contemporâneo: maior acesso à tecnologia, sedentarismo, maior consumo de fast-food e excesso de álcool, tudo isso contribui para o surgimento da doença”, afirma a cardiologista Fátima Lopes Pinto.

“Se a hipertensão é pouco alertada, próxima do nível normal, apenas mudanças no estilo de vida e no hábito alimentar podem ser suficientes para normalizá-la. Casos mais graves, quando os níveis de pressão arterial estão acima de 180/110 mmHg, exigem o uso de medicamentos”, afirma a cardiologista.

A hipertensão arterial essencial não tem cura, mas para o tratamento, e até mesmo prevenção da doença, Dra. Fátima recomenda alimentos com pouca gordura saturada, gordura total e colesterol, carne magra e carne branca (ave e peixe). Indica também a preferência por os alimentos assados, cozidos, grelhados ou refogados e alimentos integrais, além de controlar a quantidade de sal. Evitar comidas prontas e congeladas, diminuir doces e bebidas com açúcar e praticar exercícios regularmente também ajuda na prevenção da hipertensão.

A hipertensão arterial essencial não tem cura, mas pode ser tratada e controlada

Editado por Marina Di Nardo e Larissa Pagliarini

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s