OAB inclui questões de Filosofia do Direito no Exame da Ordem

Por João Gabriel Oliveira

No último domingo (28/04), a Ordem dos Advogados do Brasil realizou a primeira fase do 10º Exame da Ordem Unificado. Segundo a entidade 124.887 candidatos se inscreveram para esta edição do Exame, realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Pela primeira vez, foi acrescentada na prova objetiva do exame duas questões da disciplina Filosofia do Direito.

Para a bacharel em Direito Nathália Alves, a matéria de Filosofia do Direito não foi tratada com prioridade nos seus estudos para a prova: “Imaginava que a Ordem trouxesse poucas questões de Filosofia, então foquei meus estudos para as matérias mais tradicionais, como Direito Civil, Penal, Ética”, explica a candidata.

Candidatas após a realização da prova de 1ª fase do Exame da OAB
Candidatas após a realização da prova de 1ª fase do Exame da OAB

A inclusão da nova disciplina gerou descontentamento entre alguns bacharéis que prestaram a prova. É o caso da recém-formada Mayara Lopes, que prestou o último Exame: “Por ser uma matéria nova, estudada quase sempre no início da faculdade, não via a necessidade de fazer parte do Exame”, afirma Mayara. “Acredito que em uma prova objetiva, como é a primeira fase do Exame, a matéria de Filosofia perde um pouco de sua utilidade”, finaliza.

Para o professor de Ciências Políticas, Ramon Andrade, a ideia de acrescentar a matéria de Filosofia do Direito nesse último Exame da Ordem é válida, desde que apresente questões bem claras para os candidatos: “Um bom operador do Direito necessita ter um conhecimento básico de normas éticas e seus pressupostos sendo que o estudo da Filosofia serve para aperfeiçoar o conhecimento do advogado sobre essa esfera do Direito”.

Para Nathália Alvez, até mesmo os cursinhos preparatórios não deram grande valor para a nova disciplina: “Tive poucas aulas em cursinho sobre o assunto. Os professores nos aconselharam a não contar como garantidas as questões que envolvesse Filosofia do Direito”, relata.

“A tendência é que com o passar do tempo e de exames realizados, os candidatos se adaptam melhor à disciplina de Filosofia. Ao meu ver, é uma das matérias que veio para permanecer por muito tempo nos Exames de Ordem”, finaliza o professor. O resultado preliminar da 1ª fase deverá ser divulgado no dia 8 de Maio. Os candidatos aprovados irão realizar as provas de 2ª fase no dia 16 de Junho.

Edição: Juliana Diani e Stéphanie Segal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s