Projeto de basquete para cadeirantes será implatado em julho

Por Marina Benatti

Campinas terá a partir de julho deste ano um projeto de basquete de cadeira de rodas promovido pela Prefeitura Municipal de Campinas. O projeto será implantado em parceria com o SIEC – Sistema Integrado de Educação e Cidadania, atuante em Campinas desde 1979.

Segundo Carla Cardelli da Secretaria de Esportes e Lazer, a prefeitura planeja para julho desse ano, iniciar o projeto de basquete de cadeira de rodas, esporte adaptado que já teve na cidade e retirado anos depois. Ela afirma ainda que o projeto será em parceria com a SIEC.

Em 2010, último censo realizado pela Prefeitura, segundo o Indicador de Competitividade de Campinas, a porcentagem de fundos do orçamento municipal destinada aos esportes era de 1,1% do orçamento total da cidade. Esse número é 1,6% menor do que em 2005, com 2,7% do orçamento na época. Embora, o valor do orçamento tenha diminuído, Campinas está em 1º lugar nos anos de 2005, 2008, 2009, entre as 14 maiores cidades com orçamento destinado à esportes no país. Já em 2006, 2007 e 2010, Campinas fica em segundo lugar no ranking, devido à queda de investimento da área.

Não há projetos criados pela própria prefeitura de Campinas sobre esportes adaptados, porém o FIEC (Fundo de Investimentos Esportivos de Campinas) no ano de 2012 financiou para a Prefeitura Municipal de Campinas sessenta mil reais investidos em três instituições de cunho para-atlético. As instituições, conforme o edital da FIEC recebem financiamento destinado em três áreas: treinamento, iniciação, aperfeiçoamento e formação de atletas.

Segundo Raíssa Mattos de Andrade, a pedagoga afirma sobre a importância dos jogos adaptados para o desenvolvimento motor de uma pessoa com deficiência física que “através das adaptações realizadas por ela (escola ou instituições), faz-se existente a possibilidade do trabalho com diversas necessidades”.

Neste ano segundo o edital da FIEC, o valor destinado a esportes adaptados será de cento e vinte mil reais, divididos em duas categorias: quarenta mil reais para juvenil e adulto e vinte mil reais para rendimento e categorias de base.

Editado por Juliana Figueiredo e Priscila Carvalho

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s