Festa das Nações em Piracicaba começa do dia 15 de maio

Por Aline Saluotto

Apresentação dos príncipes e princesas representantes de suas barracas no ano passado
Apresentação dos príncipes e princesas representantes das barracas no ano passado

O comitê cultural da cidade de Piracicaba anunciou os dias em que a Festa das Nações será realizada: entre os dias 15 à 19 de maio, sendo o primeiro dia exclusivo para os patrocinadores do evento.

A Festa foi criada em 1983 a partir da reunião do Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba – Fussp, representantes das entidades assistenciais e do apoio da secretaria municipal de Piracicaba. Antigamente a festa era realizada no Lar Franciscano de Menores. Mas em 1991, com o aumento de visitantes e visando manter o sucesso da festa, a Administração Municipal decidiu transferir o local da festa para o Engenho Central, onde houve o aumento no número de colônias imigrantes, representadas pelas entidades.

Espalhadas pelo Engenho Central, as barracas oferecem a opção para os visitantes almoçarem ou jantarem dentro da barraca ou escolher pequenas porções individuais para quem quer ficar andando pela festa. Quem trabalha na cozinha de cada barraca são os estudantes do último ano de gastronomia da Unimep e o trabalho conta como horas complementares. Esse ano, na barraca francesa, um novo prato será escolhido através de um concurso feito pelo curso de gastronomia, incentivando os alunos a usarem a criatividade com o objetivo de seu prato ser degustado por diversas pessoas. As barracas também contam com a ajuda de voluntários das instituições.

Assim como a festa tem suas comidas típicas, há também as princesas, rainhas e embaixadores de cada país, no qual crianças e adolescentes circulam pelo engenho durante a festa, trajados com roupas típicas de cada país, sendo que sempre no começo da festa, fazem coreografias de dança e contam curiosidades de seus respectivos países. Além da parte externa da festa, há também a participação de lojinhas que fazem parte do conjunto de barracas que realizam feiras na Rua do Porto; se localizam na parte interna do engenho, com artefatos artesanais, pequenas barracas de comida e bandas.

Editado por Priscila Carvalho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s