
Por Juliana Figueiredo
No dia 29 de Abril, é comemorado o dia internacional da dança. A data foi criada pelo Comitê Internacional da Dança, da UNESCO. O intuito é o de colocar em evidência a dança e o papel de transformação social, e cultural, que ela tem. oGrupo de dança, da Unicamp, partilha do mesmo intuito e, por isso, disponibiliza aulas de dança de salão gratuitas para todo o publico.
O historiador, Celio Turino, autor do livro Ponto de Cultura – O Brasil de baixo para cima, defende o caráter de transformação social da dança. Ele atribui isso ao fato de que a dança possibilita o autoconhecimento, gerando um equilibro entre cabeça e corpo.
Daniel Nascimento, professor do oGrupo de dança concorda e acrescenta: “além dos aspectos físicos, acredito que o grande trunfo seja o aspecto social vinculado. O ato de você ir para a aula, de encontrar pessoas e se envolver é o maior ganho. Sempre que falo disso cito o mesmo exemplo, de uma aluna de 2010 e 2011. Ela era timidazinha e no começou fazia as aulas super no cantinho. Passado um tempo ela já andava de cabeça erguida, peito aberto, ela brilhava. Com a dança a pessoa descobre que consegue mexer o corpo dela de maneira que se sente bonita e melhor. Há, ainda, o aspecto pessoal. Existe a coisa da auto-estima que é incalculável, impressionante”.
oGrupo de dança é um projeto criado em 2003 por alunos e ex-alunos da Unicamp. O objetivo é de levar a dança de salão para o maior numero possível de pessoas. Para alcançar esse objetivo, são oferecidas aulas de diferentes ritmos. Existem turmas nas quais é cobrada uma taxa semestral (utilizada para custos de manutenção do projeto) e, outras, que são completamente gratuitas. “Nas aulas gratuitas é só aparecer e dançar, em qualquer dia, em qualquer horário da grade. No máximo, é necessário dar nome e email. Não precisa ter par, não precisa saber dançar. A aula está lá para isso e a ideia é ter gente dançando” afirma Nascimento.
SERVIÇO – O contato pode ser feito através do email: ogrupo.unicamp@gmail.com
Grade Horária de cursos gratuitos:
Muito legal Ju ter linkado o dia internacional da dança e mostrar os cursos gratis na Unicamp 😀