Universitários não sabem que o lugar do lixo é no lixo

Por Larissa Pagliarini

Lixo nas mesas da praça de alimentação
Restos de comida e embalagens na praça de alimentação do campus I da PUC-Campinas são imagens que depõem contra o próprio aluno

Na praça de alimentação do Campus I da Pontifícia Universidade Católica de Campinas pode ser observada diariamente a falta de concientização dos universitários diante do lixo produzido nos intervalos. São poucas as mesas que, após serem utilizadas têm os restos recolhidos nas varias lixeiras que existem no local.

Em mesas desocupadas, frequentemente, são encontrados guardanapos usados, latas de refrigerante, garrafas plásticas, restos de comida, embalagem para salgado, saco de salgadinho ou bolacha, canudos, papel alumínio.

Lixo deixado pelos alunos nas mesas da praça de alimentação
Devido a alta rotatividade nos intervalos, nem sempre a equipe de limpeza consegue desfazer a bagunça deixada pelos universitários

Considerando que a rotatividade de grupos nas mesas é alta, o lixo atrapalha o uso do espaço. Isso porque a equipe de limpeza não tem estrutura suficiente para, além de fazer a higienização básica do local, recolher os descartáveis de cada mesa.

Uma funcionária da limpeza do período da manhã, que não quis se identificar, considera uma falta de respeito até com os próprios alunos: “Eles deviam tirar pelo menos as bandeijas e os copinhos plásticos em que bebem, né?”.  Segundo ela, isso não acontece somente no intervalo entre as aulas pela manhã: “acontece no almoço, no lanche… durante todo o dia”.

Quando venta o lixo abandonado nas mesas acaba no chão. Isso deixa o ambiente mais inóspito e torna a  limpeza ainda mais demorada. Para a funcionária entrevistada, se fosse para eles fazerem esse tipo de serviço, seria preciso contratar muito mais funcionários.

Na praça de alimentação existem lixeiras espalhadas e de fácil acesso, inclusive com separação ecológica para reciclagem.

Editado por Juliana Figueiredo e Priscila Carvalho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s