Aumenta número de mulheres praticando Artes Marciais

Por Patrícia Lopes

O Digitais pesquisou em três academias campineiras e comprovou que as mulheres conquistam cada vez mais o seu espaço e, desta vez, elas estão batendo mais nos homens.  O crescimento das alunas matriculadas em aulas de artes marciais vem sendo notado nos últimos dois anos, e hoje, elas  representam cerca de 40% do quadro de alunos.

O proprietário da academia Cucatti Muay thai e educador físico, Fernando Ricardo Cucatti Steffen, explica que não existe diferença entre os treinos, homens e mulheres treinam juntos e elas estão presentes também em graduações, seminários e torneios.  “O aumento se deu nos últimos dois anos. Temos inclusive duas professoras”.

Já o gerente de lutas da Cia Athetica, Pedro Jordano, comenta que apesar de existir treinos juntos, as mulheres podem contar com um horário só para elas, conforme a modalidade. Segundo as academias, entre as lutas mais procuradas estão: Boxe, Jiu- Jitsu e Muay Thai.

Juliana (dir.) durante o treino de Muay Thai

A bancária, Juliana Barbeito, 22 anos, pratica Muay Thai há 10 meses, conta que procurou a luta pela campanha positiva da mídia e desde que começou a praticar sentiu mudanças no seu modo de vida. “Senti muita diferença no meu condicionamento físico, me sinto mais disposta, menos afetada pelo estresse do dia-a-dia e bastante diferença no meu corpo”.

Para entender a crescente demanda pelo esporte, a educadora física, Denise Suave aponta os benefícios de uma luta marcial. “Além da disciplina, melhora o condicionamento físico tanto cardiorrespiratório como muscular, aumenta a flexibilidade, tonos musculares e melhora a coordenação motora”. No entanto, para garantir os resultados é necessária uma boa alimentação e dedicação.

São consideradas artes marciais, boxe, jiu jitsu, judô, karatê, kung fu e muay thai. As academias pesquisadas foram: Academia Cucatti, Academia Figthers Camp e Cia Atléthica.

Editado por Priscila Carvalho

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s