Trânsito de Campinas ganha 135 novos carros por dia

Por Natália Altomari

2012-09-28_17-22-35_588
Transito intenso no ‘Tapetão’ em horário de pico

O trânsito em Campinas cresce a cada ano, por conta do aumento de 35% da frota de veículos. Há cerca de dois anos eram cem novos carros licenciados diariamente, hoje a cidade ganha 135 novos carros por dia, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Vários pontos da cidade congestionam em horários de pico – entre 7h e 8 e entre 17h e 19h -, como é o caso da rodovia Dom Pedro I, que se transforma em uma avenida com tráfego intenso, tanto nas saídas ou acesso à centros comerciais, shoppings e universidades. “Saio de casa pela manhã para o trabalho depois do horário de pico, levo em torno de 15 minutos. Na volta, às 18 horas, demoro 30 minutos ou até mais”, explica a bancária e advogada Daniela Teixeira.

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) prevê que em 2021 haverá mais carros do que população. Segundo estimativa, o total da frota será de 1.222.870 carros para 1.213.952 habitantes. Para o professor de Engenharia de Transportes e Logística da Fundação Instituto Tecnológico de Logística (FITEL), Álvaro Dias, isso seria caótico. Segundo ele, a falta de infraestrutura e eficácia nos ônibus, fazem com que as pessoas utilizem mais o transporte individual e isso acaba gerando esse grande fluxo também na rodovia.“A solução seria o investimento do Poder Publico no transporte coletivo. Para os usuários utilizar esse meio é preciso ter conforto, segurança e a certeza do tempo de deslocamento. Se isso não acontecer, a pessoa usará o carro”, avalia Dias.

Editado por Stéphanie Segal, Felipe Lange e Lucia Maroni.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s