Projeto voluntário ‘turbina’ ensino de matemática

Por Natasha Szejer

Matematica Turbinada
Demonstrando o método “Matemática Turbinada”, a Professora Lili começa com operações simples

Na última quarta-feira (9/4), teve início o projeto Matemática Turbinada, desenvolvido pelas professoras, Vivian Salum e Roseli Rugai, conhecida como professora Lili. A ideia surgiu após as educadoras notarem que muitos alunos da professora Vivian Salum, na rede estadual tinham dificuldade com operações matemáticas consideradas simples.

Vivian, professora de Educação Física, na Escola Estadual Professor Andre Fort, queria que os alunos tivessem mais contato com a matemática mesmo nas suas aulas. A ideia é relacionar os jogos com as contas. Lili, que da aulas particulares, apontou que a falta de exercícios diários é o que provoca a dificuldade dos estudantes com a matéria.

As educadoras têm a intenção de ampliar o projeto, abrangendo um número cada vez maior de escolas. O projeto piloto do Matemática Turbinada acontecerá em escolas públicas e tem por objetivo o desenvolvimento do cálculo mental nas crianças. Segundo Lili, elas não conseguem fazer operações simples rapidamente.

DSC09178---Cópia
A professora Lili aplica o método também com seus alunos particulares

As aulas do projeto ocorrerão uma vez por semana, entretanto as tarefas de casa serão passadas todos os dias. Roseli afirma que “vai dar lições começando com 1+1” e as contas irão dificultando à medida que os alunos forem melhorando. Eles terão um determinado tempo para resolver os exercícios e forçar o raciocínio rápido.

Com base nos resultados, serão feito gráficos para comparar o desenvolvimento das crianças. A meta é acertar mais exercícios em menos tempo. “Nós estamos tentando provar que eles precisam de mais tarefas de casa”. O projeto defende o aprendizado passo a passo, iniciando com operações simples como soma, subtração e tabuada. Quando esses conceitos estiverem bem desenvolvidos, a divisão e contas mescladas poderão ser trabalhadas.

Edição: Juliana Diani e Stéphanie Segal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s