Após supervalorização, preço do tomate recua no atacado

Por Pedro Lopes

Motivo de revolta para os consumidores brasileiros, o preço do tomate, considerado o principal vilão da alta da inflação no país, caiu após o feriado da Semana Santa. Durante as festividades, uma caixa com 20 quilos de tomate atingiu a casa dos R$ 150 no Ceasa de Campinas. Nesta última semana, entre 8 e 12 de abril, a mesma quantidade do fruto pode ser adquirida por R$ 80.

Daniel Momesso, distribuidor de tomate, ao lado de seu "tesouro"
Daniel Momesso distribui tomates há 38 anos no Ceasa Campinas

Daniel Momesso, responsável pela distribuição de tomate desde a inauguração do Ceasa campineiro, há 38 anos, explica que os preços inflacionados na última semana de março foram um reflexo da oferta em baixa e demanda em alta. Ele atribuiu a variação brusca no preço às más condições das lavouras brasileiras, resultado das fortes chuvas que caíram em março. “O clima atrapalhou bastante. A chuva ajudou a arrebentar a lavoura. Pouquíssimos produtores apostaram no produto em um momento difícil”, lamentou.

Solange Dias, que distribui o fruto para supermercados de Vinhedo e Valinhos, reforça o discurso. “Devido às chuvas, a produção caiu muito”, afirmou.

Momesso, consciente da pressão do consumidor final e de grandes supermercados da região, comemora a mudança climática, mas faz uma ressalva: “Algumas lavouras voltaram a produzir, sobretudo em Sumaré (a 30 quilômetros de Campinas). Teremos bastante produção de agora em diante, mas (os produtores e distribuidores) vão quebrar a cabeça de novo”.

O comerciante prevê uma nova “gangorra” no preço do tomate nos próximos meses. Apesar do recuo dos valores na segunda semana de abril, a tendência é que os atacados registrem uma nova crise em breve. “Se o preço da semente do tomate for convidativo, todo mundo vai comprar. Isso já vem acontecendo, inclusive. Daqui um mês, teremos uma enchente de tomate no mercado”, diz.

Edição: Lúcia Maroni e Stéphanie Segal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s