Por Glaucia Sato
Após a Prefeitura de Campinas anunciar a reabertura do Lago do Café, localizado no bairro Taquaral, moradores aguardam ansiosos para aproveitar mais uma opção de lazer na cidade. A dona de casa Maria do Carmo Ferreira, de 49 anos, mora em Campinas há 37 e não conhece o parque. “Estou ansiosa pela reabertura porque nunca tive a oportunidade de conhecer o Lago do Café e agora, finalmente, vou poder ir com os meus netos”, conta.
Também há quem anseia por este momento, mas que ainda tem receio de frequentar o local, como a advogada Regina Toledo de 56 anos. Ela não acredita que o parque esteja totalmente seguro para o lazer devido a infestação de carrapatos que houve no local e que levou à sua interdição pela prefeitura. “Acho legal o parque reabrir, mas não sei se vou frequentar com tranquilidade. Carrapatos são tão pequenos, como vou saber se está tudo limpo mesmo?”.
Segundo a Vigilância Sanitária, após a limpeza e desifecção foi detectada a presença de apenas um carrapato e o orgão autorizou o fim da interdição do Lago do Café.
Não são apenas os adultos que esperam ansiosos para voltar a frequentar o Lago do Café, crianças também fazem planos para aproveitar o parque. “Vou andar de bicicleta, meu pai falou que lá é grande”, conta Ana Carolina de Souza Figueira, de 6 anos, que será levada pelo pai para conhecer o parque pela primeira vez. “Confesso que estou criando expectativas, é importante tirar as crianças desse mundo de tecnologia e levá-las para conhecer a natureza de verdade”, diz o pai de Ana Carolina, o empresário Joacir Maurício Figueira, de 53 anos.
INTERDIÇÃO
O Lago do Café foi interditado em 2008 após uma infestação de carrapato-estrela, parasitas que transmitem a febre maculosa. Em 2011 todas as capivaras do parque foram sacrificadas, pois elas eram as hospedeiras do parasita. A prática da eutanásia foi motivo de frequentes protestos da população em frente ao parque. A população cobrava medidas para solucionar o problema sem que os animais sofressem. Após cinco anos a Prefeitura de Campinas anuncia que a reabertura prevista para hoje, dia 11 de abril.
Editada por Lúcia Maroni Priscila Carvalho