Governo de São Paulo e CNPEM assinam acordo para construção de laboratório

Por Guilherme Borini

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, esteve em Campinas na última terça-feira (09/4), para a assinatura de um protocolo de intenções com o Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais (CNPEM). O acordo visa a cessão de um terreno, ao lado do campus do CNPEM, no Polo II de Alta Tecnologia, onde será construída a nova fonte de Luz Síncrotron, chamada Sirius.

José Roque da Silva, diretor do LNLS, assina o protocolo de intenções, observado por Alckmin e Jonas Donizette

Além de Alckmin, o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, o diretor do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) – que faz parte do CNPEM -, José Roque da Silva, e o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Luiz Carlos Quadrelli, também estiveram presentes no evento.

“Este acelerador de elétrons (Sirius) é um dos grandes investimentos do Brasil, de suma importância para as pesquisas nas áreas de petróleo e pré-sal, medicina, química, farmacologia e outros. Consolida Campinas na vanguarda da ciência e tecnologia”, declarou Alckmin, durante seu pronunciamento.

Fontes de luz Síncrotron são equipamentos de grande porte, que produzem feixes de radiação eletromagnética de amplo espectro (infravermelho, luz visível, ultravioleta e raios X) e de alta intensidade, utilizados no estudo de materiais sintéticos e biológicos em escala atômica. Sirius é um acelerador de elétrons que será utilizado para analisar características microscópicas dos materiais. O laboratório substituirá a atual fonte, instalada no CNPEM. 

Geraldo Alckmin participou do evento que acertou o acordo para construção de laboratório

A construção do novo laboratório será iniciada ainda este ano e a previsão de término é em 2016. No CNPEM, pesquisadores já fazem testes com pisos e colunas que serão usadas no Sirius.

Edição: Juliana Diani e Stéphanie Segal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s