Panfletagem volta a ser permitida em cidades da região

Panfletagem
Divulgadora entrega panfleto em estabelecimento comercial

Por Natália Alberti

A ”Lei da Cidade Limpa”, imposta nas cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) em 1º de janeiro de 2007, sofre algumas mudanças. Uma delas é com relação à panfletagem, que voltou a ser permitida, desde que seja feita dentro de estabelecimentos comerciais, ou mesmo entregues nos carros e caixas de correio.

De acordo com o responsável pelo setor de fiscalização da Prefeitura de Itapira, Marcelo Vieira, a lei ainda proíbe a colocação desse material em grades, portões, muros e calçadas do lado de fora dos imóveis. A empresa que for flagrada praticando esse tipo de ação corre o risco de pagar uma multa no valor de R$ 1000,00, além de perder o alvará de funcionamento.

“O que as empresas precisam fazer é procurar alternativas de divulgação e evitar ao máximo ter problemas com a lei, pois isso implicaria em custos, processos, além da marca ficar com o nome manchado. Tem muitas escolas daqui da região que apenas panfletam em locais fechados, como universidades, shoppings, o que significa investir em parcerias com estes locais”, disse Vieira.

A proprietária da escola de Inglês e Espanhol CNA da cidade de Mogi Mirim, Mônica Sartorelli, revelou que, sempre que os funcionários da empresa fazem a distribuição dos panfletos, é realizado um acompanhamento rigoroso por parte da Fiscalização da Prefeitura da cidade, para que os impressos não sejam jogados em bueiros, terrenos baldios ou nas ruas. Na questão do meio ambiente, isso é visto por ela de uma maneira positiva, mas, quando se trata de negócios, essa fiscalização prejudica as empresas.

“Se por um lado, essa ação contribui para a limpeza da cidade e para a preservação do meio ambiente, por outro, não permite que os panfletos sejam entregues para pessoas na rua, nem do lado de fora de estabelecimentos comerciais ou instituições de ensino, o que resulta em menos resultados de vendas para empresas de setores específicos, como escolas de inglês, que têm a panfletagem como um dos principais métodos de divulgação”, falou a proprietária.

Em Campinas, por exemplo, foi feito um decreto que permite a entrega de panfletos em semáforos.

Editado por Lúcia Maroni, Stéphanie Segal e Felipe Lange

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s