Por Juliana Diani
Dentre as variadas opções para a escolha da Prática de Formação, as que envolvem dança estão entre as mais procuradas pelos alunos. Tem para diversos os estilos: Sertanejo Universitário, Dança de Salão e Tango, sendo todas ministradas pela PUC-Campinas.
Além das Práticas ligadas à dança, as que envolvem comunicação, em geral, também são bem procuradas pelos alunos como explica a professora Juleusa Turra. “Na área de letras e artes nós temos muitas práticas ligadas a cinema, oferecidas por docentes de diferentes cursos do Centro de Linguagem e Comunicação Também as ligadas à fotografia, ao vínculo da literatura com o cinema. A área de comunicação é muito bem representada”, diz.
Iniciada há dez anos, a Prática de Formação é uma atividade extra curricular obrigatória para todos os alunos da PUC-Campinas. É aplicado semestralmente com o intuito de ganho de créditos por parte do aluno. Para se formar o aluno necessita de 8 a 10 créditos, dependendo da duração do curso.
Cada Prática vale de um a dois créditos e são oferecidas de segunda a sábado nos mais diversos horários. A carga horária varia de 17 a 34 horas, dependendo do número de encontros e créditos. A aula de tango, ministrada pela professora Cleusa Maria de Almeida, tem como objetivo ensinar os alunos a arte portenha. Após uma aula de dança de salão, Eduardo Silva, estudante de Engenharia da Computação, comentou que achou a prática divertida por ser diferente de tudo o que ele faz durante a semana.
Editado por Diogo Betin e João Gabriel Oliveira.