Por Natália Altomari
Alunos das escolas de ensino integral dos três primeiros anos do ensino fundamental terão uma mudança na grade curricular: as matérias de ciências, história e geografia serão retiradas. A nova grade vai valer para 297 escolas que fazem parte do programa implantado no ano de 2006 no estado de São Paulo.
O motivo dessa mudança são os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Estadual de São Paulo (Idesp) de 2012, onde nos últimos anos do ensino fundamental (8° e 9°) o rendimento dos alunos em Língua Português e Matemática regrediu. Cerca de 28,5% dos estudantes estão abaixo do nível básico de aprendizagem de Português, e esse índice é ainda pior para Matemática, cerca de 36,6%. No ensino médio a situação não muda. 34,4% dos alunos estão abaixo do nível básico da Língua Portuguesa, já em matemática, 55,8% dos estudantes estão abaixo do básico.
Com duração de 8 horas por dia, as escolas terão 15 aulas de português, 6 aulas de matemática e 4 aulas de educação física e artística semanais. A partir do quarto ano, as matérias excluídas voltam para a grade com 7 aulas semanais.
Adriana Gualberto, professora da rede municipal, acredita que o foco das disciplinas bases (português e matemática) colabora para o letramento (mais que alfabetização – aprender a ler e escrever) da criança, mas que esse não é o único modo para garantir isso. A professora ainda comenta que “temas dentro do que chamamos de ‘natureza e sociedade’(ciências, historia e geografia) devem continuar a serem abordados dentro da língua portuguesa, como texto para interpretação. Você informa e ensina ao mesmo tempo”.
Segunda a Secretaria Estadual de Educação, desde que as escolas integrais foram implantadas no estado, estas disciplinas já não existiam ‘formalmente’ nos primeiro anos do EF. Ainda de acordo com a secretaria, os conteúdos das disciplinas são abordados de forma transversal nas disciplinas estabelecidas dentro da Lei de Diretrizes e Base.
Fonte: Sec. Educação São Paulo
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