Legumes sofrem alta de preços na Semana Santa

Por: Larissa Pagliarini

Segundo a funcionária de uma quitanda no Mercado Municipal de Campinas, Suzana Mekaru, a venda de legumes na Semana Santa costuma aumentar em relação aos dias comuns. “Tanto legumes, como saladas, comidas mais leves, por combinar com o peixe”, diz ela.

No entanto as vendas caíram devido à alta do preço dos produtos. “Nesse ano, em si, as frutas e verduras estão muito mais caras do que o normal por conta da chuva. Já era para estar dando uma subidinha nas vendas, mas não está”, afirma Suzana.

Quitanda do Mercado Municipal de Campinas
Quitanda do Mercado Municipal de Campinas

Isso acontece porque as plantas sofrem danos com as fortes chuvas e grande parte dos produtos estragam na lavoura. Com isso, a produção dos agricultores diminui, influenciando diretamente o preço de venda.

Suzana alega que além de caros, os produtos que passaram no controle de qualidade dos produtores e foram vendidos aos comerciantes estão com baixa qualidade: “Acredito que não vai vender muito não, o que vai vender mesmo é coentro”, diz ela.

Os produtos que mais são vendidos nessa época e que estão com preços elevados são o tomate, a cebola e as batatas, por coincidência, os principais acompanhamentos do peixe – ainda mais quando se trata do bacalhau.

Preço do tomate, considerado alto pelas comerciantes
Preço do tomate, considerado alto pelas comerciantes

 Edição: Eliane Honorato

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s