Por: Larissa Pagliarini
Segundo a funcionária de uma quitanda no Mercado Municipal de Campinas, Suzana Mekaru, a venda de legumes na Semana Santa costuma aumentar em relação aos dias comuns. “Tanto legumes, como saladas, comidas mais leves, por combinar com o peixe”, diz ela.
No entanto as vendas caíram devido à alta do preço dos produtos. “Nesse ano, em si, as frutas e verduras estão muito mais caras do que o normal por conta da chuva. Já era para estar dando uma subidinha nas vendas, mas não está”, afirma Suzana.

Isso acontece porque as plantas sofrem danos com as fortes chuvas e grande parte dos produtos estragam na lavoura. Com isso, a produção dos agricultores diminui, influenciando diretamente o preço de venda.
Suzana alega que além de caros, os produtos que passaram no controle de qualidade dos produtores e foram vendidos aos comerciantes estão com baixa qualidade: “Acredito que não vai vender muito não, o que vai vender mesmo é coentro”, diz ela.
Os produtos que mais são vendidos nessa época e que estão com preços elevados são o tomate, a cebola e as batatas, por coincidência, os principais acompanhamentos do peixe – ainda mais quando se trata do bacalhau.

Edição: Eliane Honorato