Jovens encontram espaço em industrias de joias folheadas de Limeira

Por Bianca Fernandes

As mais de 450 indústrias e 200 lojas do ramo de folheados têm atraído à cidade interiorana, uma parcela significativa de jovens em busca de empregos e das últimas tendências do setor.  Conhecida nacionalmente como a “capital da joia folheada”, Limeira reúne hoje o maior polo de fabricantes do país, respondendo por mais da metade da produção nacional (em prata, aço inox, bronze, entre outros) e 90% do que o Estado de São Paulo fabrica neste ramo.

Diante deste cenário, os empresários abrem vagas de estágios e de empregos, destinados aos jovens , como umas das preenchidas por Tamiris Silveira. A jovem de 20 anos terminou a faculdade de moda em 2012, e no mesmo ano começou como estagiária em uma empresa de semi-joias da cidade. “Meu interesse por esta área surgiu ainda no início do curso, quando nos foram apresentadas as possibilidades do mercado de trabalho. Continuo na empresa até hoje”, conta.

Há exemplos, também, daqueles que adentraram neste setor por influência familiar. Este é o caso de Felipe Ramos, 22 anos, que trabalha na Ramos & Ramos. “Nasci nesta área, afinal meu avô iniciou o negócio em 1994, e meu pai, assim como eu, seguimos os passos dele”, relata. Nestes quase 20 anos de existência da empresa, outras indústrias, lojas, shoppings e galerias surgiram e continuam crescendo em ritmo acelerado na cidade, mas para Ramos, “esse conhecimento passado de pais para filhos – não muito tradicional nas empresas de folheados em Limeira – traz uma qualidade maior aos produtos devido à atenção dada às peças e modelos”.

Assim, não somente os moradores da cidade são atraídos ao setor que desponta no mercado local, regional e nacional, como visitantes que chegam de todos os cantos, procuram os preços acessíveis, a diversidade e as tendências das peças.

A Av. Costa e Silva abrigará a maioria das 200 novas lojas de folheados que devem surgir nos próximos dois anos em Limeira
Av. Costa e Silva abrigará a maioria das 200 novas lojas de folheados nos próximo anos em Limeira

A Avenida Marechal Artur da Costa e Silva, localizada próxima a entrada principal da cidade, desponta como principal corredor comercial do setor.

Para se diferenciar e estar à frente da concorrência, Tamiris diz que é “preciso antecipar o mercado, as tendências e estar atento às novidades do setor.” Proposta semelhante a de Pedro Valota – que há 2 anos atua na empresa Portal Joias Limeira, responsável por anunciar o ramo na internet-, “as lojas procuram inovar em modelos e seguir o que as atrizes usam nas novelas para atrair mais clientes, sobretudo os jovens.” Aliás, ao que tudo indica as ofertas de novidades e de vagas trabalhistas não cessarão tão brevemente. Segundo Valota, “há uma previsão para mais 200 novas lojas na cidade em um prazo de dois anos”.

Edição: Eliane Honorato

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s