Procura por ovos de chocolate artesanais animam microempresários

Por Marina Benatti

Segundo o Índice Nacional de Vendas da Associação Brasileira de Supermercados, o crescimento nas vendas de itens alimentícios para a Páscoa como, por exemplo,  bacalhau, bebidas e azeite deve ser de 7,1% em relação ao ano passado. Já os ovos de páscoa devem ter um aumento de 59,7% nas vendas nos supermercados, apesar do aumento do preço dos produtos em 2013.

Ovo de Chocolate Artesanal
Chocolate artesanal é principal fonte de renda neste período da Páscoa

Por outro lado, um segmento também doce, mas menos caro é o de chocolates artesanais, que pode gerar um aumento de até 40% na renda familiar de microempresários de acordo com Camila Brandão, que tem uma microempresa de doces artesanais em Campinas. Ela ainda conta que o crescimento se dá porque a Páscoa é o feriado em que o chocolate é o produto mais vendido, em comparação com Dia das Mães, Natal e Dia dos Namorados.

Samy Dana, do blog Caro Dinheiro, do site Folha de S. Paulo, afirma que os preços dos ovos convencionais encontrados nos supermercados chegam a ser até três vezes mais caro do que o chocolate comprado em forma normal. Já os ovos artesanais ou caseiros podem sair mais barato, e variam de R$5,00 (100g) à R$32,00 (500g).

As empresas de chocolate apostam mais forte na publicidade do produto de acordo com Camila Brandão, microempresária no ramo de doces. Ela afirma que a publicidade está ligada às redes sociais, panfletos e internet como meio de encomendas e por telefone, mas o meio mais forte se dá pela indicação aos amigos. A aposta para 2014, segundo ela, é crescer ainda mais, agora com uma loja física.

Edição: Eliane Honorato

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s