Valinhos é a líder da RMC em veículos por habitante

Marina Di Nardo

Pesquisa de Origem e Destino 2011, divulgada pela Secretaria Transportantes Metropolitanos do Estado de São Paulo, apontou Valinhos como a primeira da região do ranking de maior número de veículos por habitante. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade possui 106 mil habitantes, dos quais a cada mil possuem 363 veículos. A cidade vizinha de Vinhedo segue na segunda colocação, com 340 veículos para cada mil habitantes e Campinas e Itatiba em terceiro lugar com 323 veículos para cada mil habitantes.

carros-para-web
Fluxo de carros na Av. Invernada, uma das mais movimentadas da cidade

O motivo do elevado número de carros nessas cidades está relacionado ao poder  aquisitivo dos habitantes. Em Valinhos, por exemplo, a renda média familiar é de R$2.970, a maior entre todas as demais cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e 9ª colocada no ranking nacional.

O especialista em trânsito, Creso de Franco Peixoto, da Faculdade de Engenharia Civil (FEC) da Unicamp explicou que Valinhos é uma cidade na qual as pessoas com alta renda encontram um conforto e tranquilidade para morar, devido a grande quantidade de condomínios. “As grandes metrópoles podem ser interessantes para trabalhar, mas não para morar, por isso a escolha de muitos por cidades mais calmas”, completou.

Para o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, a melhora na renda familiar é positiva do ponto de vista da economia da cidade, no entanto, ela acarreta no aumento do congestionamento das ruas, já que mais carros estão circulando. A Prefeitura de Valinhos, via assessoria de imprensa, informou que já há projetos para melhora no transporte e nas vias públicas, mas por enquanto não há nada concreto.

Edição: Eliane Honorato

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s