Aumenta a incidência de câncer de mama entre mulheres jovens‏

Por Felipe Lange

Cresceu o número de mulheres de idade entre 25 e 39 anos que foram diagnosticadas, nos últimos 30 anos, com câncer de mama em metástase, segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Nacional do Câncer. A doença afeta a pele, linfonodos distantes, ossos e o seio.

São 1,53 casos para cada 100 mil mulheres em 1976 e 2,90 para 100 mil em 2009, tendo crescimento médio de 2,1% ao ano. Isso significa que 800 mulheres com menos de 40 anos são diagnosticadas com câncer em metástase a cada ano.

Conforme o oncologista do Instituto do Câncer Mãe de Deus, Stephen Stefani, a recomendação para mulheres jovens com sintomas da doença é fazer a revisão periodicamente com o médico e discutir vantagens e desvantagens de outros exames mais complexos. “Se a paciente tem qualquer sintoma, como nódulos ou secreção mamária, não é mais triagem, passa a ser investigação, sendo necessário fazer exames para descobrir as causas, sem ter medo”, esclarece Dr. Stefani.

As maiores incidências da doença ocorrem nas regiões Sul e Sudeste do país. A medida utilizada para quantificar esta ocorrência chama-se “taxa bruta”, que corresponde ao número de casos para cada 100 mil mulheres. Na região Sudeste, esta taxa é de 64.54 casos/100 mil mulheres e na região Sul, o número corresponde a 64.3/100 mil mulheres. Esses números referem-se a mulheres de todas as faixas etárias.

Clique na imagem para aumentar

infografico_cancer

Editado por Diogo Betin e Guilherme Borini

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s