
Por Glaucia Sato
Em busca de melhor qualidade na educação de seus filhos, alguns pais recorrem a métodos de ensino bilíngue. Este método aproveita a fase da infância como um período privilegiado para aprender coisas novas, pois a criança tem o contato visual mais aguçado nesta fase e, portanto, são aplicadas atividades em que a brincadeira é o principal canal para que novos conhecimentos sejam capazes de fazer a criança compreender o mundo.
Em Campinas, existem pouco mais de dez escolas de ensino infantil bilíngue. Entre elas está a Maple Bear, por exemplo, que está presente em 53 unidades no Brasil e aplica uma metodologia de ensino canadense. O método de ensino prevê a compreensão do aluno sobre o meio em que vive através de atividades que o expõe a situações reais por meio de brincadeiras. E todas as atividades só são exercidas quando seus resultados tem a eficácia comprovada.
Todos os professores passam por orientações de profissionais canadenses para que mantenham o padrão de ensino do país, além de ainda possuírem graduação em nível superior brasileiro. “Trabalhamos sempre com duas professoras – formadas em Pedagogia e com inglês impecável – por sala, pois a dinâmica da aula prevê a necessidade de duas profissionais”, explica a coordenadora da Maple Bear de Campinas Erica Moreira Pereira.
Em uma pesquisa publicada no The New York Times, foi apresentada uma atividade para que crianças monolíngues e bilíngues respondessem se a frase “As maçãs são roxas” estava correta ou não. A maioria das crianças monolíngues responderam que a frase estava errada pois as maçãs são vermelhas ou verdes. Já as crianças bilíngues não só consideraram esta situação, como também avaliaram as questões gramaticais, identificando que a frase estava correta gramaticalmente falando. Esta pesquisa indica que as crianças expostas ao bilinguismo acabam tendo maior facilidade em linkar informações aparentemente desconexas.
“Aproveitamos o que se chama de ‘janelas de oportunidades’ – fase neurológica da infância – e, com isso, aproveitamos mais das habilidades possíveis a serem desenvolvidas por uma pessoa”, conta Erica, que também afirma sobre os benefícios das conexões que crianças bilíngues fazem. “Isso proporciona a elas uma habilidade maior na resolução de problemas e na interligação de saberes”.
O ensino infantil bilíngue pode ser iniciado a partir dos dois anos de idade, com isso, muitos já chegam no ensino fundamental tendo noção das vantagens do ensino bilíngue durante a infância. Em Campinas, a Maple Bear pertence ao Centro Cultural Brasil-Estados Unidos, entidade sem fins lucrativos que completa 50 anos em junho deste ano.
Edição de Amanda Campo