Por Lúcia Maroni
Na última quinta-feira (07), a professora Ângela Bezerra Suassuna apresentou na Câmara de Vereadores um projeto que visa o treinamento de professores de escolas públicas do ensino fundamental e médio no estudo de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais). Considerada a segunda língua oficial do país, a ideia do projeto surgiu após Ângela conhecer uma menina de oito anos, chamada Isabelle. “Até o ano passado, ela já tinha mudado quatro vezes de escola e não tinha sido alfabetizada. E crianças nessa idade já sabem ler e escrever”, disse.

Segundo a professora, o objetivo do projeto é fazer com que os pais das crianças com deficiência auditiva também auxiliem no estudo de seus filhos. “A minha intenção é que, durante esse projeto, os pais possam acompanhar os filhos durante a escola e também aprendam os sinais para conseguirem se comunicar”, afirma. Com o decreto Nº 5.626, de 22/12/2005, “ela deve ser inserida como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior, e nos cursos de Fonoaudiologia, de instituições de ensino, públicas e privadas até 2015”.
O primeiro lugar em que o programa deverá ser implantado é no bairro Linda Chaib, onde uma professora já se prontificou a ensinar surdos a se adaptarem em escolas regulares. Porém, como essas aulas especiais foram suspensas, as mães foram aconselhadas a procurar a justiça, com a finalidade de garantir a continuação das aulas para essas crianças.
Segundo o vereador Manoel Palomino (PPS/SP), o grande empecilho para a aprovação do projeto é o tramite legal no Poder Legislativo e Executivo. “Primeiro o projeto tem que ir para votação na Câmara. Sendo aprovado pela maioria dos Vereadores, o projeto vai para o Poder Executivo, o qual deverá colocar o projeto em pratica.”, explica Manoel. “Acredito que demore sim para o projeto começar a ser implantado”, finaliza.
Editado por Diogo Betin e João Gabriel Oliveira
Eu, Katiane Felix de Alencar sou moradora de Mogi Mirim há 14 anos e quero muito estudar libras aqui nas escolas municipais. Gostaria que me descem respostas…
E eu de novo a katiane tenho 2 filhos mogimirianos mas gostaria de estudar libras aqui na Escola do Santa Clara ou na Escola Geraldo Filomena. Obrigado