Mogi Mirim estuda projeto de ensino de Libras em escolas municipais

Por Lúcia Maroni

Na última quinta-feira (07), a professora Ângela Bezerra Suassuna apresentou na Câmara de Vereadores um projeto que visa o treinamento de professores de escolas públicas do ensino fundamental e médio no estudo de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais). Considerada a segunda língua oficial do país, a ideia do projeto surgiu após Ângela conhecer uma menina de oito anos, chamada Isabelle. “Até o ano passado, ela já tinha mudado quatro vezes de escola e não tinha sido alfabetizada. E crianças nessa idade já sabem ler e escrever”, disse.

Professora
Professora Ângela Bezerra Suassuna

Segundo a professora, o objetivo do projeto é fazer com que os pais das crianças com deficiência auditiva também auxiliem no estudo de seus filhos. “A minha intenção é que, durante esse projeto, os pais possam acompanhar os filhos durante a escola e também aprendam os sinais para conseguirem se comunicar”, afirma. Com o decreto Nº 5.626, de 22/12/2005,  “ela deve ser inserida como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior, e nos cursos de Fonoaudiologia, de instituições de ensino, públicas e privadas até 2015”.

O primeiro lugar em que o programa deverá ser implantado é no bairro Linda Chaib, onde uma professora já se prontificou a ensinar surdos a se adaptarem em escolas regulares. Porém, como essas aulas especiais foram suspensas, as mães foram aconselhadas a procurar a justiça, com a finalidade de garantir a continuação das aulas para essas crianças.

Segundo o vereador Manoel Palomino (PPS/SP), o grande empecilho para a aprovação do projeto é o tramite legal no Poder Legislativo e Executivo.  “Primeiro o projeto tem que ir para votação na Câmara. Sendo aprovado pela maioria dos Vereadores, o projeto vai para o Poder Executivo, o qual deverá colocar o projeto em pratica.”, explica Manoel. “Acredito que demore sim para o projeto começar a ser implantado”, finaliza.

Editado por Diogo Betin e  João Gabriel Oliveira

2 comentários

  1. Eu, Katiane Felix de Alencar sou moradora de Mogi Mirim há 14 anos e quero muito estudar libras aqui nas escolas municipais. Gostaria que me descem respostas…

  2. E eu de novo a katiane tenho 2 filhos mogimirianos mas gostaria de estudar libras aqui na Escola do Santa Clara ou na Escola Geraldo Filomena. Obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s