Aplicativos para celular ajudam usuários no dia-a-dia

Por Audrey Feitosa

Imagine a seguinte situação: você está passando na rua e vê uma frase em inglês, mas não consegue traduzir uma das palavras, ou então está esperando pelo ônibus, trem ou metrô, ou não sabe a quantidade de carne que comprar para fazer um churrasco, por exemplo. Seria perfeito se existisse um dispositivo que nos ajudasse nesses casos, não? Hoje, com os sistemas Android, Apple, IOS, existem alguns aplicativos que nos ajudam nessas situações.

aplicativo tradutor1
O usuário pode ajudar no crescimento do app cadastrando mais palavras

Lucas Taborda, estudante de administração da Universidade Federal de São Carlos – Sorocaba, a partir de uma aula de Matéria de Comércio Eletrônico, criou um aplicativo de tradução português-inglês, inglês-português chamado TRADUTOR e está disponível gratuitamente para download em celulares com sistema Android. “O aplicativo é bem fácil de usar, é só digitar a palavra que você está em dúvida na caixa indicada, clica em “traduzir” e a tradução da palavra aparece na caixa indicada para tradução. O diferencial do meu app é o comando de voz, você pode tanto ter a tradução escrita quanto a pronúncia”, explica Taborda.

No TRADUTOR também é possível o usuário cadastrar algumas palavras, assim ela fica armazenada na memória do aplicativo e ajuda a aumentar o vocabulário e suas traduções. “Eu faço o curso de Aviação Civil na Anhembi Morumbi e muitos dos termos usados ou citados na aula ou nos textos estão em inglês, o aplicativo de tradução é muito útil para mim, já que não tenho um inglês tão fluente”, diz a usuária do app Luana Seglio.

Outro dispositivo colaborativo  útil é o MOOVIT. O aplicativo possibilita que os usuários do app e de transportes públicos compartilhem informações úteis sobre o transporte em questão, tais quais como a localização atual, se está atrasado ou não e dicas de linhas alternativas. “O aplicativo é muito legal e me ajuda bastante, principalmente quando estou atrasado para algum compromisso. Checo as condições das linhas que eu usaria e escolho a mais viável”, conta Rafael Amorim, Recursos Humanos da empresa Porto Seguro-Seguros.

Quanto mais pessoas usarem o MOOVIT mais informações ele poderá compartilhar melhores caminhos de um ponto a outro. Uma vez que seu dispositivo estiver conectado ele fornecerá a localização exata da condução para que outros passageiros e usuários possam escolher as melhores opções de horário, linhas e etc.

O Brasil é pioneiro da América Latina a utilizar o aplicativo e, por enquanto, apenas a região metropolitana de São Paulo e do Rio de Janeiro estão disponíveis para usuários. Confira um tour de apresentação do MOOVIT no site.

Esse e outros aplicativos, como um “churrascometro”, para ajudar na hora de comprar a quantidade certa de carne e bebidas,  estão disponíveis para download na versão Android na loja virtual do Google.

Editado por Amanda Campo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s