Tratamento de esgoto no bairro Mansões Santo Antônio depende de licença ambiental

Por Marina Benatti

O bairro Mansões Santo Antônio não tem tratamento de esgoto e, por conta disso, sofre com lançamento dos dejetos dos prédios e residências In natura no córrego localizado à Rua Nelson Alaíte com Avenida Jasmim. O problema é antigo, porém até hoje as obras, que eram para terem sido finalizadas em 2012, ainda não começaram.

foto_capa1_digitais22
Processo de licitações para o encanamento do esgoto já foi assinado

A obra, segundo a Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento de Campinas), está orçada em mais de R$ 5 milhões, mas conta com apenas R$ 2,7 milhões de recursos da Caixa Econômica Federal. A diferença do valor deverá ser paga pela própria Sanasa.No início das obras, a previsão era de que durassem um ano.

Segundo o síndico do Condomínio Residencial Canadá, Marcelo Naime, o córrego já traz problemas para os condôminos, pois há insetos e ratos que assustam os moradores. De acordo com ele, os moradores já entraram com um protocolo na Prefeitura Municipal de Campinas para que fiscalizassem, limpassem e canalizassem o esgoto, porém no dia 10 de julho do ano passado, após inspeção, o pedido foi arquivado, como pode ser visto no site da prefeitura da cidade.

Já o engenheiro ambiental Wagner Nunes de Oliveira afirma que o córrego não traz riscos de contaminação pública para a população. Ele diz que isso só seria possível em caso de contato com a água contaminada ou com os dejetos lançados.

De acordo com a Sanasa, o esgoto assim que tratado será elevado até a Estação de Tratamento de Esgoto Anhumas. O encanamento terá 1.850 metros. As licitações deram início em dois de agosto de 2012 e estavam abertas até o dia 23 de agosto do mesmo ano. Em 2013, as licitações já foram encerradas e a empresa ganhadora é a CLT. O contrato já foi assinado, mas a Sanasa espera a licença ambiental da Secretaria Municipal do Verde e do Desenvolvimento Sustentável para dar início à obra.

Editado por  Eliane Honorato

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s