Revista Contraste traz edições com renomes da fotografia

Por Mirela Von Zuben

Na noite de ontem, cinco alunas da faculdade de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas apresentaram, durante o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), uma revista totalmente voltada à fotografia, chamada “Contraste”. Ana Carolina Menani, Laísa Borges Diório, Letícia Araújo, Samanta Purgato e Tatiane Bueno, orientadas pelo professor Celso Bodstein, pautaram o trabalho focado nos detalhes fotográficos, com publicações especiais para cada grande nome do cenário fotográfico.

A presença de matérias diversificadas, como pingue-pongue, perfil, depoimentos de outros profissionais e até um “remake” das fotos do personagem da referida edição foram as principais marcas de uma publicação que agradou a banca, formada pelos professores Wagner Geribello e Anaísa Catucci. “Gostei tremendamente do trabalho de vocês”, pontua Geribello.

Na edição de apresentação à banca e à plateia, o grupo decidiu destacar a figura de German Lorca, fotógrafo participante do Foto Cine Cube Bandeirantes, paulistano e nascido em 1922, “coincidentemente no ano em que aconteceu a Semana de Arte Moderna”, apresenta o grupo durante o discurso, relembrando a forte influência cultural do profissional.

Além da exibição do tema e das pautas, o grupo também ressaltou todo o processo de produção e, durante esta fase da apresentação, até cogitou o fotógrafo Boris Kossoy como personagem da segunda edição do impresso.  “Já entrevistamos ele para a edição do Lorca e o temos como uma boa opção”. Outro ponto apresentado pelas cinco agora formadas jornalistas se deu quanto ao tamanho, custo do exemplar, medidas, tipografia e todos os elementos gráficos presentes.

Entre as considerações finais da banca, cheias de elogios e algumas observações, o professor Bodstein elogiou o trabalho do grupo e ainda ressaltou a grande evolução dele. “Desvendar os caminhos de criação é um exercício de jornalismo cultural. Senti um amadurecimento muito importante do início até o produto final”.

Confira abaixo o depoimento de Laísa Borges Diório, uma das integrantes, sobre o trabalho em equipe, a escolha de German Lorca e o futuro da “Contraste”.

 

Editado por Andressa Cruz

2 comentários

  1. Todo mundo sabe que no curso de jornalismo da PUC não tem TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), mas sim PROJETO EXPERIMENTAL, uma de suas modalidades. Se fosse esse termo estivesse correto, poderíamos fazer artigo científico, relatório, projeto de intervenção, ou seja, TCC é muito amplo! Se o jornalista estiver preocupado com a precisão da informação, provavelmente vai optar por projeto experimental nesse caso.

  2. Ameiiii a matéria sobre o nosso TCC Mirela! Muito top!!!
    Só consegui ver agora.. Mas agradeço imensamente!!! 🙂
    Grande abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s