Ipea aponta que 60% dos universitários estão no mercado de trabalho

A pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em duas cidades brasileiras (Brasília e São Paulo) mostrou que 58,3% dos jovens universitários conciliam trabalho e estudo. Desses, 52% declararam que desempenham atividade remunerada, enquanto outros 6,3% não recebem nada pelo trabalho. São 27,1% os que não trabalham e 13,3% afirmaram que estão à procura de emprego.

Em cada região, foram ouvidos jovens universitários com idades entre 18 e 24 anos de uma instituição pública e duas privadas, totalizando 2.400 estudantes. Segundo o Ipea o levantamento constrói um “retrato crível” do perfil do universitário brasileiro. “Procurou-se uma amostra diversificada, que representasse a diversidade da população com acesso ao ensino superior”, diz o instituto.

O levantamento aponta que cerca de 80% dos universitários ouvidos possuem pais que concluíram apenas o primeiro grau do ensino médio, e aproximadamente 30% são filhos de universitários formados. Os números ultrapassam as médias nacionais. E ainda mostra que os universitários enxergam no estudo uma forma de ascensão acadêmica. Ao ingressar na universidade, cerca de metade dos entrevistados ultrapassa seus pais no grau de escolaridade.

O estudo do Ipea mediu também o grau de satisfação dos universitários com o curso, 82,8% afirmaram que não desejam trocar de carreira ao longo da graduação, e 14,1% frequentam o segundo curso, pois não obtiveram êxito na primeira escolha e mudaram de carreira ao longo dos estudos.

De acordo com o Censo da Educação Superior 2011, o Brasil tem atualmente. Do total de alunos de graduação, 73,7% estão em instituições particulares. As entidades federais respondem por 15,3% do total de estudantes matriculados, as estaduais por 9,1%, e as municipais, 1,7%.

Infográfico

Editado por Andressa Cruz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s