Crescimento populacional de São Paulo é o menor desde 1950

Por Juliana Duarte

Entre 2000 e 2010, o estado de São Paulo aumentou sua população em 4,2 milhões de pessoas atingindo 41,2 milhões de habitantes. Esse número representa um quinto da população total do país e mais que o dobro dos residentes em Minas Gerais, que ocupa a segunda posição no Brasil.

Apesar dos altos números, o ritmo de crescimento populacional no estado foi o menor dos últimos cinquenta anos, com apenas 1,09%, e inferior ao crescimento total da população brasileira, com 1,18%.

Isso é resultado da interação entre a queda da fecundidade, cuja taxa atingiu o patamar de 1,7 filhos por mulher, e a participação reduzida da migração, que os números foram de 1,2 migrantes ao ano, por mil habitantes.

A evolução do crescimento médio da população paulista, apresentada na tabela abaixo, revela que a primeira década do século XXI registrou os menores volumes médios anuais de saldo vegetativo (diferença entre nascimentos e óbitos) e saldo migratório (diferença entre entrada e saída de migrantes), 377.666 e 47.265 pessoas, respectivamente.

Digitais - cresc. pop.

A menor intensidade de crescimento demográfico associada à longevidade crescente, que alcança 75,1 anos, vem acompanhada de mudanças importantes que ocorreram no perfil da população do estado de São Paulo. Hoje a população é marcadamente adulta, com idade média de 33,4 anos, e a distribuição etária perdeu a forma piramidal apresentada no passado. Os grupos etários mais jovens diminuíram, com contínuo processo de envelhecimento. Como resultado, aumenta progressivamente o segmento populacional idoso, o que exige do governo programas específicos para atender as necessidades dessa parte da população.

Editado por Andressa Cruz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s