Por Evandro Rosa
A carteira nacional de estudantes recebe um novo padrão de segurança a partir de janeiro de 2013, para que fraudes e falsificações sejam evitadas. O documento contará com certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
Na ultima terça-feira, 27 de novembro, foi assinado um protocolo de intenções entre governo, entidades estudantis e indústria, visando garantir mais segurança ao portador do documento.
A certificação faz parte das exigências impostas pela Lei Geral da Copa, para que os estudantes tenham direito a meia-entrada nos eventos desportivos com o uso da carteirinha, como a Copa das Confederações e Copa do mundo que o Brasil sediará em 2014.
O acordo foi assinado entre Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (Abrid). As carteirinhas de estudantes com certificado digital poderão ser emitidas somente pela UNE, Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), pelos Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs) das instituições de ensino superior e pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).
Nos eventos, estudantes, pessoas com mais de 60 anos e beneficiários do programa bolsa família terão desconto de 50% nos ingressos mais baratos. O preço integral destes ingressos, chamados de categoria 4 pela FIFA, é de 85 reais.
Já o preço das carteirinhas continuará o mesmo, de 8 a 35 reais dependendo da região do país e podem ser obtidas no site da UNE ou nos postos de atendimento em todo Brasil.
Editado por Gisleine Monique