Voos nacionais registram queda no preço das passagens

Por Evandro Rosa

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)  registrou que a procura de passagens aéreas no país aumentou 200% no período entre 2002 e 2011. Esse aumento é atribuído à queda nos preços das passagens aéreas no Brasil, que apresentaram baixa de 43%.

O aumento da procura e a queda dos preços deve – se a mudança na atuação do Estado nesse mercado. Hoje as empresas aéreas tem total autonomia para determinar os preços das passagens, desde que não haja concorrência desleal. Até 1989 o Estado fixava o preço dos bilhetes, depois apenas estipulava limites máximos e mínimos para os preços. Em 2001 foi implantada a liberdade tarifária do transporte aéreo brasileiro.

Com essa medida 63% dos assentos dos voos nacionais do ano passado tiveram preços abaixo dos valores mínimos estabelecidos.
Outro fator que contribuiu para o aumento no número de passageiros foram as promoções das empresas para alguns destinos. No ano de 2011, 16% das passagens foram comercializadas por menos de 100 reais, no mesmo ano 65% das passagens foram vendidas por menos de 300 reais.

Editado por Gisleine Monique

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s