Por Evandro Rosa
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) registrou que a procura de passagens aéreas no país aumentou 200% no período entre 2002 e 2011. Esse aumento é atribuído à queda nos preços das passagens aéreas no Brasil, que apresentaram baixa de 43%.
O aumento da procura e a queda dos preços deve – se a mudança na atuação do Estado nesse mercado. Hoje as empresas aéreas tem total autonomia para determinar os preços das passagens, desde que não haja concorrência desleal. Até 1989 o Estado fixava o preço dos bilhetes, depois apenas estipulava limites máximos e mínimos para os preços. Em 2001 foi implantada a liberdade tarifária do transporte aéreo brasileiro.
Com essa medida 63% dos assentos dos voos nacionais do ano passado tiveram preços abaixo dos valores mínimos estabelecidos.
Outro fator que contribuiu para o aumento no número de passageiros foram as promoções das empresas para alguns destinos. No ano de 2011, 16% das passagens foram comercializadas por menos de 100 reais, no mesmo ano 65% das passagens foram vendidas por menos de 300 reais.
Editado por Gisleine Monique