Grupo de Teatro da PUC-Campinas estreia peça ‘Cineteatro’

Por Bruna Trindade

Com o auditório Dom Gilberto lotado, os integrantes do grupo formado por alunos, integrantes da comunidade externa, colaboradores e funcionários da universidade, apresentaram o espetáculo ‘Cineteatro’, que contou a história do cinema de maneira divertida e emocionante.

A peça retrata as várias fases e faces do cinema. Dentre os várias esquetes, a peça passa por momentos importantes na história da sétima arte, como por exemplo, a invenção do cinematógrafo, pelos irmãos Lumière, passando pelo cinema mudo, sem deixar de lado o grande ídolo da época, Charles Chaplin. No espetáculo a história do cinema no Brasil também é contada. Os primeiros grandes nomes como Mazzaropi e Oscarito, os principais filmes como “O Cangaceiro”, “Dona Flor e seus dois maridos”, também foram representados com muito humor pelos atores.

Ao final da apresentação o público é surpreendido

Além de contar a história do cinema, a peça também procura fazer com que o público reflita sobre situações cotidianas, políticas sociais enfrentadas durante anos e também retratadas nos filmes. Todos esses são representados de forma graciosa em diálogos, canções e performances de tirar o fôlego e arrancar palmas do público – que por sinal não conseguia segurar a risada durante quase toda a apresentação.

Por fim, os atores apontam algumas críticas ao atual estado do cinema, principalmente a alienação, jogo de interesses políticos que vem afetando a verdadeira essência da arte. Uma outra crítica interessante, é a que se refere ao cinema nacional, que passando por uma fase de renascimento e renovação, acaba sendo considerado “estrangeiro” pelos próprios brasileiros.

Quem assistiu todo o espetáculo não imagina a importância da dedicação e do empenho dos mais de 30 participantes do grupo, que é renovado a cada ano e já existe a quase três décadas. Quem comanda todos esses jovens atores é o diretor e professor, Paulo Afonso Coelho, que conta um pouco sobre o projeto e sobre o sentimento de orgulho que fica colocar em prática mais um projeto de sucesso:

 

Ficou curioso? Ainda dá tempo de assistir. O Grupo se apresenta nesta sexta feira (23) às 20 horas, no auditório Dom Gilberto, no Campus I da PUC-Campinas. No próximo dia 09 de dezembro, a peça também será apresentada em Jaguariúna, às 19 horas, no Teatro Municipal Dona Zenaide. A entrada é franca.

Editado por Jéssica Kruck.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s