Por Larissa Dias
Um estudo realizado pelos cientistas da Universidade de Westminster, na Inglaterra, mostrou que filmes de terror podem queimar até 200 calorias por sessão, o equivalente a 45 minutos de caminhada ou ainda, 50 minutos de bicicleta.
O estudo foi feito com dez pessoas enquanto assistiam a diversos filmes. A frequência cardíaca e os fluxos de oxigênio e gás carbônico do organismo foram monitorados. Foi concluído que nos filmes de terror, a queima de calorias acontecia nos momentos mais assustadores, principalmente quando as pessoas “pulavam” da cadeira. Esta queima refletia no maior consumo de energia do corpo.
O medo gera uma resposta de alerta no organismo, assim, o ritmo do coração, a circulação sanguínea e o tremor aumentam, liberando adrenalina, o hormônio do estresse. A adrenalina é produzida para preparar o organismo para grandes esforços físicos, já que o instinto quando existe o medo é a fuga ou a defesa.
Os cientistas fizeram ainda, um ranking com os filmes mais assustadores e campeões no gasto de calorias. O primeiro colocado é “O Iluminado” (1980), responsável pela queima de aproximadamente 184 calorias. Os filmes “Tubarão” (1975) e “O Exorcista” (1973), ocupam o segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Confira os dez filmes de terror mais assustadores, de acordo com os pesquisadores:
Editado por Jéssica Kruck.