Alunos de universidades particulares estudam menos tempo por semana, mostra Ipea

Por Fernanda Renaté

Uma pesquisa divulgada neste mês pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), revelou que alunos de instituições particulares de ensino superior dedicam menos tempo fora da sala de aula aos estudos do que os matriculados em universidades públicas. Isso porque, enquanto a maior parte dos estudantes das particulares (mais de 40% do total desse grupo) reservam menos de cinco horas semanais para o aprendizado em casa, a maioria dos estudantes das públicas (cerca de 35%) gasta entre seis e dez horas.

A pesquisa foi realizada com universitários de 18 a 24 anos de idade. Participaram estudantes de seis universidades, sendo duas públicas e quatro privadas no Distrito Federal e em São Paulo. No total, responderam o questionário 2.880 brasileiros, que foi formado por 66 perguntas, organizado em blocos de conteúdo e com questões fechadas (múltipla escolha, única escolha), abertas e de escala numérica. Segundo o levantamento, 37,1% dos universitários brasileiros utilizam menos de 5 horas semanais para estudos fora da sala de aula. No outro extremo, 3,6% dos participantes da pesquisa afirmaram estudar mais de 26 horas semanais fora da sala de aula.

Na amostra da pesquisa detectou-se que 52% dos alunos estudam e trabalham. Desse grupo, a maior parte (44,7%) declarou separar menos de 5 horas semanais para estudos complementares – “o que é esperado de quem trabalha e estuda”, dizem os técnicos do Ipea.

No entanto, 34,9% dos estudantes que se definiram como desempregados também utilizam essa mesma quantidade de horas para estudos fora da universidade.

 

                                                                                                                                                                                                                                   Fonte: IPEA

Editado por Fernanda Renaté

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s