Por Marcela Munhoz
No último fim de semana, Nova Odessa sediou a 1ª Convenção de Tatuagem da RMC no pavilhão da Expoamérica, organizada pela equipe do Studio Angel’s Tattoo de Campinas. O evento teve como objetivo divulgar a arte aos 19 municípios que compõe a Região Metropolitana de Campinas, além de premiar profissionais que se destacaram em 22 categorias em um concurso que envolveu arte e piercing. Palestras educativas e workshops também foram oferecidos aos participantes e visitantes, porém o preço era variável e foi à parte.
A entrada custou R$ 10,00 mais 1 kg de alimento, que posteriormente foram revertidos ao Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Nova Odessa. Cerca de 150 stands foram expostos com a participação de profissionais de todo o Brasil e do exterior. Tatuadores renomados não só participaram como ofereceram workshops. São eles: Fábio Alabarce, que introduziu a técnica do pontilhismo no Brasil; Robson Santos, com técnicas de desenho e criação de tatuagem além de cobertura; Ítalo Nanaís, com técnicas especiais de realismo; entre outros profissionais.
O evento durou 3 dias no pavilhão da Expoamérica, no km 119 da Anhanguera, e o vencedor do Concurso final, com a melhor tatuagem do evento, ganhou R$ 5.000,00. As demonstrações de cada categoria, em disputas, foram realizadas no decorrer do evento. O público visitante ofereceu pele aos tatuadores que concorreram aos prêmios. O engenheiro mecânico Antônio Donizete Spanone, de 48 anos, cedeu sua pele como modelo ao tatuador Leo do Studio Leo Feniv de Franco da Rocha, interior de São Paulo. O tatuador inclusive é genro de Antônio. Confira abaixo a entrevista com ele:
Em seguida o Digitais conversou com o tatuador Leo, que contou um pouco sobre sua carreira e falou sobre técnicas de tatuagem realista. Confira:

Realismo de Leo Feniv em Antônio Spadone, ainda em andamento.
Além de procedimentos de tatuagem, a convenção contou com a colocação de piercings, exposição e venda de materiais, de roupas e de acessórios. Preservativos, o primeiro manual de boas práticas para estúdio de tatuagem e body piercings, vacinação contra Tétano e Hepatite B para os profissionais da área e cartilhas educativas, foram oferecidos aos participantes através de uma parceria entre os organizadores, a Vigilância Sanitária da Prefeitura de Nova Odessa e o GVE de Campinas (órgão do Governo do Estado).
O evento teve área de alimentação e uma programação diversa, como: peça teatral, apresentação deDJs e bandas, e a demonstração de Muay Thai e MMA. Apesar do sucesso, a 1ª Convenção de Tatuagem da RMC contou com um número de visitantes menor do que o esperado. O grande vencedor do prêmio final (melhor tatuagem do evento) na categoria portrait colorido, foi o Tatuador Fernando, do Stúdio Fernando Tatuagem de Serrana, interior de São Paulo.

Portrait de Fernando Tatuagem premiado como melhor tatuagem do evento.
–
Editado por Fernanda Renaté