Consumo abusivo de refrigerantes aumenta risco de AVC

Por Caroline Dias

Um estudo divulgado em outubro pela universidade do Japão, Osaka University, apontou que o consumo abusivo de refrigerantes pode contribuir para ter um acidente vascular cerebral (AVC). A ingestão de bebidas açucaradas está ligada a uma maior incidência de obstruções nas artérias. O estudo foi publicado na versão online do periódico American Journal.

A pesquisa contou com quase 40 mil pessoas, que durante 10 anos responderam a um questionário sobre a saúde e estilo de vida. Os participantes foram divididos em quatro grupos: pessoas que raramente bebiam refrigerantes; pessoas que bebiam um ou dois copos por semana; indivíduos que bebiam três ou quatro copos semanais e os que bebiam quase todos os dias.

Os pesquisadores rastrearam quantas pessoas sofreram de doenças cardíacas ou AVC durante todo período de estudo. Nos homens não foi encontrada ligação direta entre o consumo de refrigerantes e a doença, mas as mulheres que ingeriam essas bebidas quase todos os dias apresentaram um risco 83% maior de sofrer um derrame.

Os refrigerantes são bebidas não aconselhadas pelos médicos, pois não fornecem nutrientes ao organismo e são ricas em açúcar, sódio e corantes, elementos inimigos da dieta e saúde. De acordo com o Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), nos últimos 30 anos, o consumo de refrigerantes aumentou 400% no país. Os jovens são os que mais consomem a bebida: dos indivíduos com 18 anos ou mais, 27,9% bebem refrigerante em excesso.

Editado por Fernanda Renaté

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s